Edital Conversaciones apoiará projetos de curadoria na Ibero-América

Com o edital Conversaciones, o Programa Ibermuseus quer apoiar e estimular a produção de projetos de curadoria entre museus Ibero-Americanos.

O objetivo é dar apoio a conceitualização e a pré-produção de projetos expositivos entre instituições de dois ou mais países, com caráter bilateral ou multilateral, sobre temas de interesse que atendam à identidade e a diversidade cultural e natural que lhe são características.

A convocatória está aberta até 20 de abril de 2012 para museus da Comunidade Ibero-Americana, sem fins lucrativos e de qualquer temática, sendo possível concorrer em parceria com instituições de países não Ibero-Americanos. O formulário de inscrição e a convocatória oficial estão disponíveis no Portal Ibermuseus.

Resultados da edição 2010
Na primeira edição do Conversaciones, dois projetos foram desenvolvidos: uma exposição de projeto para a criação de um Museu Rural Comunitário no município de Villa Vil, nos Andes argentinos, para atender comunidades campesinas e os povos indígenas da região.

Já a exposição Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber, colaboração entre Portugal e o Brasil, apresenta o papel dos cientistas do século XVIII e sua influência na disseminação da cultura científica pelas instituições universitárias portuguesas e brasileiras. Até 31 de dezembro de 2011, a exposição pode ser visitada na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (Portugal), e, no próximo ano, será montada no Rio de Janeiro (Brasil).

Ibermuseus é um programa intergovernamental de cooperação cultural para o fomento, criação e fortalecimento de políticas públicas na áreas da museologia e patrimônio na Ibero-america. Está vinculado à Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), conta com o apoio técnico da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), e tem o apoio financeiro da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Fonte: Divulgação Ibermuseus

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days