Editais Microprojetos e Pontos de Memória 2014 recebem inscrições

Dois extratos de editais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foram publicados hoje (6) no Diário Oficial da União: Modernização de Museus: Microprojetos e Pontos de Memória 2014. As inscrições para ambos ficam abertas até a meia-noite do dia 20 de novembro de 2014 e devem ser feitas via Sistema Salic Web do Ministério da Cultura.

O Prêmio Pontos de Memória irá selecionar e premiar 47 ações desenvolvidas por iniciativas de memória e museologia social, visando reconhecer, incentivar e fomentar a continuidade e sustentabilidade na perspectiva do Programa Pontos de Memória. Destas, 44 devem ser ações desenvolvidas por grupos, povos e comunidades em âmbito nacional e três ações desenvolvidas por brasileiros residentes no exterior, que se caracterizem por ações de registro e representação da sua memória.

Já a terceira edição do Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, voltado ao fomento e desenvolvimento de ações destinadas à preservação e difusão do patrimônio museológico, deve premiar 20 iniciativas implementadas por instituições museológicas ou mantenedores de museus, constituídos como pessoas jurídicas de direito público estadual e municipal e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural, excetuando-se aquelas vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura.

Os editais já estão disponíveis para download, assim como seus anexos. Dúvidas e outras questões devem ser enviadas para o endereço eletrônico fomento@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram

15 comentários para “Editais Microprojetos e Pontos de Memória 2014 recebem inscrições

1. Boa tarde
    Faco parte e represento uma comunidade quilombola, estou participando de um curso de extensão de direitos quilombolas e queria saber se posso fazer a inscrição para representar minha comunidade e o que devo fazer. aguardo retorno ansiosamente.

• Cara Sirlene, as condições de participação (quem pode se inscrever, por exemplo) estão indicadas nos próprios editais. Faça uma leitura atenta dos mesmos e, caso ainda reste alguma dúvida, por favor escreva para fomento@museus.gov.br. Obrigado!

2. A ACURBE trabalha com todas as Comunidades Tradicionais Pomerano no Estado do Espírito Santa, no regate a rica cultura trazido pelos imigrantes que chegara no Brasil entre os anos de 1859 a 1872.

São muitas fotos inéditos desde os anos de 1813 até os dias atuais. São filmes em língua pomerana, português e/ou legendada, tocadores de concertina, grupo de danças com danças originais, a língua deste povo entre outros.
    Mias informações: acesse http://www.acurbe.org.br youtube martinboldt1 e conheça um pouco da nossa história.

Nós queremos participar deste edital

Abraço

Martin Boldt – Coordenador Geral da ACURBE

3. Em bom momento, no qual segmentos afro, precisam tornarem-se reconhecidos, é bem vindo, “PONTOS DE MEMÓRIA” pois é um inicio de reconhecimento de muitas organizações que tem trabalhos relevantes nas comunidades brasileiras, ficaram tanto tempo despercebidos, justamente, pela discriminação, falta de consideração e miopia cultural dos diferentes governos, parabéns.

4. Museu ligado à Universidade Federal pode participar do edital Prêmio de Modernização de Museus? att,

• Caro Ernane, todas as informações sobre entidades que podem concorrer estão no próprio edital. Caso não seja esclarecedor, solicitamos, conforme indica a matéria, que faça contato diretamente com o setor de fomento do Ibram em fomento@museus.gov.br. Obrigado!

5. Olá,
    Só encontramos anexos em PDF. Teriam estes anexos em arquivos abertos/editáveis? (.doc, .docx, etc…). Se sim, poderiam destacar o link?

Grata

6. Olá, ao fazer meu cadastro no sistema SALIC WEB cadastrei meu e-mail errado e agora não consigo me cadastrar de novo. Como proceder para conseguir corrigir o e-mail e receber a senha???fiz várias tentativas e aparece a mensagem de erro…

• Bom dia! Ainda não temos a informação sobre quais editais serão lançados este ano pelo Ibram. Siga acompanhando as últimas informações pela nossa página web! Obrigado!