Diretoria Ibram faz caravana a museus no Rio

Visita técnica ao Museu Chácara do Céu

Durante essa semana, o presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão; o chefe de Gabinete, Marcos Mantoan; e as diretoras do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, Eneida Braga; do Departamento de Processos Museais, Manuelina Duarte; e do Departamento de Planejamento e Gestão Interna, Valeria Grilanda  percorreram alguns museus do Ibram no Rio de Janeiro.

Foram realizadas reuniões e visitas às instalações, para análise das ações prioritárias para 2015 nos museus: Museu Nacional de Belas Artes, Museu do Açude, Museu Chácara do Céu, Museu da República, Museu Villa-Lobos, Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói, e Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio. O deslocamento fez parte da série de visitas programadas esse ano para todos os museus Ibram, com o objetivo de alcançar melhorias de gestão e aproximar a direção do Instituto de suas unidades.

Além dos museus Ibram, a Caravana participou do lançamento da Programação Cultural dos Jogos Olímpicos. Na oportunidade, Brandão assinou um convênio com a Prefeitura do Rio para o Passaporte Cultural Cidade Olímpica. Além da gratuidade em museus e exposições, o passaporte olímpico também vai oferecer descontos de 65% para teatros e shows. Saiba mais na página da Prefeitura.

Também visitaram, junto com o Ministro Juca Ferreira, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que passa por reformas para melhorar a infraestrutura. Continue lendo.

Em Niterói, a caravana também conheceu os museus Janete Costa e Museu do Ingá. As próximas missões estão programadas para as regiões Sul (Museu das Missões, RS e Museu Victor Meirelles, SC); Centro-Oeste (Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Museu das Bandeiras e Museu Casa da Princesa, GO), Nordeste (Museu da Abolição, PE) e Sudeste (Museu Solar Monjardim, ES).

2 comentários para “Diretoria Ibram faz caravana a museus no Rio

1. Pena que o Presidente, após tantos meses desde sua posse, ainda não se dignou a reunir-se com os funcionários de qualquer um dos museus visitados.

• Prezado,

O presidente, desde a posse, já se reuniu com os servidores da sede, das representações e de grande parte dos museus. Na próxima semana, visitará o Museu Victor Meirelles e o Museu das Missões. Por fim irá os museus da Abolição e Solar Monjardim.
      Dado o tamanho do corpo de servidores dos museus Histórico Nacional. Belas Artes e República e que alguns não puderam estar nos seus postos de trabalho no momento da visita, não pode se reunir com todos os servidores do Ibram, mas pretende fazê-lo em uma nova oportunidade. Destacamos que os telefones e e-mails da presidência estão sempre disponíveis para atender aos servidores.