Diretor do Museu Imperial/Ibram é eleito correspondente do Icom

O diretor do Museu Imperial/Ibram, Maurício Vicente Ferreira Jr., foi eleito correspondente do Conselho Internacional de Museus (Icom, na sigla em inglês) junto ao Comitê Internacional Museus de Cidade (Camoc). Ele será o responsável do Camoc para a organização da 23ª Conferência Internacional do Icom, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2013.

A indicação aconteceu durante a assembléia ordinária do Icom, em 28 de abril. Maurício havia participado da 22ª Conferência Internacional, em Xangai (China), em 2010, quando apresentou uma palestra sobre a relação do Museu Imperial com a cidade de Petrópolis (RJ) durante a conferência do Camoc.

Segundo o diretor, o trabalho agora será de articulação com associados do Brasil e dos comitês internacionais para organizar a grande conferência que a cidade do Rio de Janeiro abrigará em 2013.

A Conferência do Icom é realizada a cada três anos e, pela primeira vez, acontecerá no Brasil. A expectativa é que sejam recebidos cerca de 4 mil delegados de diversos países. E, na programação, está a cidade de Petrópolis, pois o Museu Imperial abrigará as atividades relacionadas ao Camoc.

“O objetivo é trazer para o Museu Imperial e para outros atrativos de Petrópolis parte da programação dos 31 comitês internacionais do Icom a partir das correlações entre as temáticas propostas pelos próprios comitês e algumas das potencialidades da cidade, como História, Patrimônio, Turismo, Ciência, Ecologia etc.”, destacou Maurício.

O Icom é uma organização internacional de museus e profissionais de museus, a quem está confiada a conservação, a preservação e a difusão do patrimônio mundial – cultural e natural, presente e futuro, material e imaterial – para a sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu Imperial

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days