Diálogos em Pauta

Este espaço é dedicado a apresentar artigos e textos de profissionais do Ibram, acadêmicos e profissionais de museus. Neste primeiro momento, os textos versarão sobre a Recomendação da Unesco sobre Proteção e Promoção de Museus e Coleções.

O documento, aprovado em 2015, ainda que não vinculante, é um pilar das políticas públicas de museus para as próximas décadas. Seu foco principal é o reforço das práticas existentes para manter a integridade das coleções, e o fornecimento de orientação para as funções de museus, adaptando os seus objetivos para resolver os urgentes desafios contemporâneos.

Queremos que todos participem, através dos comentários, com críticas e sugestões sobre o assunto. Quanto mais ‘cabeças pensando’, mais os museus se fortalecerão e desenvolverão. Essas discussões irão tomar forma em junho de 2017, quando da realização do 7º Fórum Nacional de Museus.

Recomendação nas línguas oficiais da Unesco
Recomendação em tradução livre para o Português (feita pelo Ibram)

______________________________________________________________________________________________

Inauguramos a seção com um artigo do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo, publicado no Jornal Folha de S.Paulo no dia 23 de novembro de 2016.

Marcelo Araujo - Ibram/Divulgação

Marcelo Araujo – Ibram/Divulgação

O novo papel dos museus

“Um passo importante para se pensar os museus local e globalmente foi dado em novembro de 2015, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou, durante sua 38ª Conferência Geral em Paris, a “Recomendação sobre a Proteção e a Promoção de Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade”, a partir de uma proposta brasileira que logrou a aceitação unânime de todos os Estados membros. Continue lendo.

Publicado em

6 comentários para “Diálogos em Pauta

  1. Sou educadora e atuo em uma instituição museológica, no Estado de Rondônia, acho fundamental este espaço de discussão, pretendo me aprofundar no tema. Por gentileza, qual será a data exata no mês de junho quando acontecerá o 7º Forum Nacional de Museus em Porto Alegre?

    • Bom dia! A data da edição do FNM em 2017 será divulgada em breve, Maricelma: acompanhe as notícias na nossa página! Agradecemos seu interesse!

  2. Bom dia! Gostaria de saber se já existe uma data para o 7o Fórum e em quantos dias ele acontece para que possa me programar. Quero muito participar!
    Atte,

    • Cara Cecília, a data oficial do 7º FNM ainda não foi divulgada, mas ele está programado para acontecer no mês de junho: continue nos acompanhando para atualizações sobre o assunto!

  3. Prezados gosto muito do portal do IBRAM e estou utilizando como referência para meus estudos no campo da Museologia. Aqui coloco como sugestão que o portal possa nos dar melhores esclarecimentos sobre as coordenações e departamentos, pelo menos explicitar os objetivos de cada um. Desculpe eu exteriorizar aqui. Mas acho que será extremamente válido aos leitores este norte…obrigada

    • Prezada, obrigado pelo comentário. Toda sugestão é sempre bem-vinda. Iremos analisar a possibilidade de fazê-lo.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days