Delegação do Ministério de Culturas da Bolívia visita Ibram e Ponto de Memória da Estrutural

A partir desta quarta-feira (15), dois representantes do Ministério de Culturas da Bolívia visitam o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério de Cultura) e o Ponto de Memória da Estrutural, no Distrito Federal. Eles vêm conhecer a metodologia de desenvolvimento de Pontos de Memória, identificar possíveis parcerias e discutir o projeto de cooperação Brasil-Bolívia na área museal. Firmado em 2010, o projeto, intitulado “Intercâmbio de experiências e conhecimentos para a Gestão das Culturas”, prevê ações de cooperação na área de museus e memória, especialmente em relação a museus comunitários e ao Programa Pontos de Memória, desenvolvido pelo Brasil.

A visita à Estrutural acontece a partir das 15h desta quarta-feira. Na programação, estão previstas ainda reuniões com o presidente do Instituto, José do Nascimento Junior, e diretores do Ibram. A delegação boliviana é composta pelo diretor-geral de Patrimônio Cultural, Marcos Michel López, e pela diretora-geral de Promoção Cultural e Artística, Vanessa de Britto.

Na quinta-feira, os representantes do Ministério de Culturas da Bolívia seguem para o Rio de Janeiro, onde farão visitas ao Museu da Maré e ao Museu de Favela – Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, e terão agenda junto ao Iphan.

Ponto de Memória da Estrutural – Lançado em maio, durante a Semana Nacional de Museus, o Ponto de Memória da Cidade Estrutural pretende valorizar a história da comunidade, contada por seus moradores. A Estrutural é uma das 12 comunidades do País apoiada pelo Programa Pontos de Memória, resultado de parceria do Ibram/MinC com os Programas Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura; com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). O objetivo do programa é promover a reconstrução e o  fortalecimento da memória social das comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days