Edital Conexão Cultura Brasil #negócios recebe inscrições

26.08 conexao cultura

Estão abertas as inscrições para o edital Conexão Cultura Brasil #negócios, que selecionará empreendedores e gestores culturais do setor de museus para participarem do Museum Connections, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2016, em Paris, na França. O edital do Ministério da Cultura sobre o processo foi publicado nesta terça-feira (25) no Diário Oficial da União. Os interessados poderão se candidatar até 23 de setembro por meio do Salic Web.

O Museum Connections é uma feira internacional que reúne profissionais de diversas áreas ligadas à cadeia produtiva de museus, como museologia, gestão e empreendedorismo. Neste ano, o evento reuniu 170 expositores e teve mais de 4 mil visitantes.

Em desdobramento da parceria estabelecida entre o Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus/Ibram e a Secretária de Políticas Culturais (SPC)/MinC, criou-se a oportunidade de inserir o setor de museus como um dos mercados estratégicos definidos pela SPC em suas ações de internacionalização da cultural brasileira, em especial, no Programa Conexões Cultura Brasil #Negócios.

O edital visa o crescimento da economia da cultura criativa, a ampliação da atuação de mercado dos empreendedores brasileiros e sua consolidação internacional. A inserção do Setor Museal nesse programa é uma oportunidade única e vem ao encontro dos objetivos do Ibram de incentivar o empreendedorismo no setor e o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade para os museus, particularmente quanto ao desenvolvimento de redes e a ampliação das possibilidades de atividades econômicas dessas instituições, trazendo para o topo das discussões perspectivas contemporâneas de gestão de museus.

Serão selecionados 20 candidatos, 10 ligados a museus brasileiros e 10 representantes de empreendimentos da cadeia produtiva dos museus. Não poderá participar quem já mantém propostas associadas a atividades desenvolvidas no âmbito dos museus que integram o Sistema do Ministério da Cultura.

Cada um dos contemplados receberá ajuda de custo de R$ 8.178,75 para as despesas relacionadas ao evento, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamentos de taxas de participação no Museum Connections. O valor total do auxílio também inclui participação obrigatória na Oficina de Formação para a feira, que será realizada em Brasília na primeira quinzena de dezembro. O resultado da seleção será publicado em 30 de outubro.

Publicado em

2 comentários para “Edital Conexão Cultura Brasil #negócios recebe inscrições

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days