Começam as inscrições para o 7º Fórum Nacional de Museus em Porto Alegre

A Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções será o tema da 7ª edição do Fórum Nacional de Museus (FNM).  A partir de hoje (27), as inscrições já estão abertas no blogue do evento.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), o FNM acontece entre os dias 30 de maio e 4 de junho na cidade de Porto Alegre (RS).

Museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil terão espaço para refletir sobre os rumos dos museus brasileiros, e da Política Nacional de Museus, tendo como base as Recomendação da Unesco.

Já considerado como referência para as políticas públicas nas próximas décadas, o documento destaca o papel dos museus e suas coleções em um processo de desenvolvimento que se quer cada vez mais sustentável. Conheça o documento da Unesco.

Programação
Três conferências internacionais, nove painéis, com 27 convidados nacionais e estrangeiros, oito minicursos, apresentação de 49 trabalhos de pesquisa, além de grupos de trabalho, reuniões paralelas, atividades culturais e feira temática compõem a programação do 7º Fórum Nacional de Museus.

Porto Alegre sedia o Fórum nacional de Museus 2017

Porto Alegre sedia o Fórum nacional de Museus 2017

Os conferencistas convidados são François Mairesse, professor de Museologia da Sorbonne (França) e Presidente do Comitê Internacional para a Museologia (Icofom/Icom); Alan Trampe Torrejón, subdiretor Nacional de Museus do Governo do Chile; e Jill Cousins, diretora executiva da rede Europeana – que integra coleções digitais de 180 instituições de 27 países da Europa.

Já os painéis tratam de temas diversos como educação, criatividade, propriedade intelectual, comunicação e financiamento sob a perspectiva da área de museus. Para participar foram convidados representantes de museus de todas as regiões brasileiras, além de painelistas da Colômbia e Espanha.

Formação e intercâmbio
Já os oito minicursos oferecidos este ano, com carga horária de 8h cada, tratam de temas de grande interesse dos profissionais da área de museus.

As Comunicações Coordenadas, nas modalidades apresentação oral e pôsteres, são espaço de intercâmbio de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências. Os grupos de trabalho dentro do FNM também são voltados para a discussão especializada de temas e questões da política de museus no Brasil.

Na programação ainda aparecem reuniões específicas – como as de Pontos de Memória e da Rede de Educadores de Museus – além de atividades culturais, como exposição de artesanato, lançamento de publicações e visitas a museus da capital gaúcha.

Durante todo o evento haverá um espaço com estandes com produtos relacionados à cadeia produtiva dos museus.

Toda a programação é gratuita mediante inscrição – que poderá ser realizada online até o dia 26 de maio. A partir desta data, as inscrições poderão ser feitas no local do evento.

A programação completa estará disponível nos próximos dias. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico forumnacionaldemuseus@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Bruna Cabreira/Wikipedia

Publicado em

2 comentários para “Começam as inscrições para o 7º Fórum Nacional de Museus em Porto Alegre

  1. Gostaria de saber onde será realizado o 7º Fórum, qual o espaço?

    Aguardo resposta.
    Maria Helena

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days