CNIC de dezembro autoriza captação de R$ 100 milhões para a área de museus

A 251ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou, entre os dias 5 e 9 de dezembro, que museus e instituições culturais do setor museal possam captar R$ 100.034.585,16 via Lei Rouanet – mecanismo federal de incentivo fiscal à cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e demais vinculadas do Ministério da Cultura (MinC), analisaram 42 projetos nesta edição da CNIC. Pelo grande número de projetos submetidos à comissão na última edição do ano, segue até o dia 19 de dezembro a análise virtual de projetos.

CNIC_logoOs planos anuais de atividades 2017 de diversas instituições foram o principal destaque. Mas entre os projetos apresentados há também a criação de novos museus e circulação de exposições.

Araxá (MG) deverá ganhar um Memorial da escrita, com foco no surgimento, processos, formas e evolução da escrita, bem como na evolução do jornalismo em Minas Gerais.

Já em Recife (PE), há o projeto para implantação do Museu da Academia Pernambucana de Letras, cobrindo os campos Institucional, Acervo, Arquitetônico, Expositivo e Educativo.

Aniversários e itinerância
Há projetos que pautam a comemoração de datas, como os 75 anos do Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte (MG). Os 25 anos do Museu da Pessoa, em São Paulo (SP), são objeto de proposta para a modernização e preservação do seu acervo museológico, enfatizando o acesso e a difusão.

Uma exposição com 60 obras do artista paranaense João Turin (1878-1948), que já esteve em cartaz em alguns museus brasileiros, deverá circular por seis países europeus em 2017.

Já uma exposição que irá apresentar parte da coleção de cartografia do Santander, além de obras de artistas convidados, também será itinerante, passando pelas cidades de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Saiba mais sobre a CNIC de dezembro e conheça todos os projetos que foram analisados.

Texto: Ascom/Ibram

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days