CNIC autoriza captação de mais de R$ 12 milhões para setor de museus

Marca CNIC 01.JPGA 248ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que aconteceu em Brasília (DF) entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, aprovou oito propostas destinadas à captação de recursos para projetos na área de museus, num valor total de R$ 12.123.598,82.

Três dos projetos apreciados foram analisados e encaminhados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) à reunião, para os quais foi aprovada a captação de um valor total de R$ 1.688.726,64.

As propostas apresentadas pelo Ibram incluem os projetos “Som e Memória da MPB: A Preservação Útil”, destinado à organização e conservação da documentação arquivística para o Instituto Cultural Cravo Albin; “Canecão – A Memória da MPB”, voltado à preservação da memória da Música Popular Brasileira, catalogando, higienizando e digitalizando todo o acervo da casa de espetáculos carioca Canecão; e o Plano Anual do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Para outras cinco propostas, analisadas por outras entidades do Sistema MinC, foi aprovada a captação de R$10.434.872,18. Os projetos incluem a realização de duas exposições, premiação, mapeamento na área de artes visuais e lançamento de publicação sobre temática museológica. Eles agora poderão captar os recursos aprovados via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre a CNIC

Com uma agenda mensal de reuniões que se revezam entre a capital federal e encontros itinerantes em cidades de diferentes regiões do país, a CNIC é um colegiado formado por representantes dos setores culturais e empresariais, da sociedade civil e do poder público.

A comissão possui caráter consultivo e é responsável por subsidiar o Ministério da Cultura no enquadramento dos projetos culturais às finalidades e objetivos previstos pela Lei Rouanet para a captação de recursos por renúncia fiscal.

3 comentários para “CNIC autoriza captação de mais de R$ 12 milhões para setor de museus

1. Boa Noite, O acervo do Museu Taxidérmico/Centro de Ciências Interativas “Casa de São José”, esta com o seu acervo em risco, tendo baixas constantimente, devido não ter uma sede própria, já enviamos um projeto técnico, com calculo estrutural para o Minc/Ibram, mais não tivemos respostas, o museu vem desenvolvendo seus trabalhos expositivos intinerantimente, com a proposta de leva o museu onde o povo estar, por intermedio de um unibus Ano 82, que por infelicidade bateu o motor, após a ultima exposição intinerante “Majestoso Rio Poty, visitando 07(Sete Cidades- Circuito Integrado dos Museus da Bacia Hidrográfica do Rio Poty, Piauí e Ceara), já enviamos um projeto técnico, com calculo estrutural, para o Minc/Ibram, mais não tivemos reposta, peço a comissão que veja estes pequenos casos, que não dependem de quantias vultosas, para serem solucionados.ciente de uma analise positiva, antecipo os meus agradecimetos, Taxidermista Museologo, Genivaldo Camêlo de Castro – Diretor do Museu. Aguardo resposta..

2. Olá, estou procurando o PDF com os projetos aprovados desta 248ª reunião da CNIC. Sabem onde encontro?