CNIC aprova cerca de R$ 8,5 milhões para projetos de museus

Realizada nos dias 5 e 6 de agosto, em Brasília (DF),  a 223ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou a captação de cerca de R$ 8,5 milhões para o financiamento de projetos na área de museus.

Foram avaliados nesta ocasião onze projetos. Destes, sete foram encaminhados e analisados pelo Ibram, para os quais foi aprovada a captação de R$ 6.087.127,61; e os demais por outras autarquias vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC), para os quais foram liberados R$ 2.468.865,21. A soma totaliza R$ 8.555.992,82. Veja a lista completa.

Os projetos aprovados, que agora poderão captar recursos via mecanismo de renúncia fiscal (Lei Rouanet), contemplam ações como construção de museu, preservação e divulgação de acervos, restauração de obras e a realização de exposições e outras atividades.

Inscrições abertas
Formada por representantes da sociedade civil e do Estado, a CNIC é o órgão colegiado que tem a missão de subsidiar as decisões do MinC na aprovação dos projetos culturais, com vistas a captação de recursos via renúncia fiscal.

Até 12 de setembro, o ministério está com inscrições abertas para o edital que trata da habilitação de entidades culturais e do empresariado de todo o país, para indicação de membros para compor a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura no biênio 2015/2016. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram

2 comentários para “CNIC aprova cerca de R$ 8,5 milhões para projetos de museus

1. CNIC aprovou cerca de R$ 8,5 milhões “Para Projetos em MUSEUS” e a relação descrita dos projetos aprovados, não tem relação com ações museológicas? qual é a explicação para o desvio de verba de museus para apresentações teatrais?
    desde já grata pela atenção.

• Cara Verônica, o Ibram avalia projetos para captação de recursos relacionados a sua área de atuação na CNIC (Patrimônio Cultural). Os tipos de projetos apresentados são de responsabilidade dos proponentes. Não há “desvio” de recursos para outras áreas, tendo em vista o acompanhamento do MinC em todas as fases dos projetos. Qualquer outra dúvida sobre a CNIC, por favor contate diretamente o Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/fale-com-o-minc. Obrigado!