CNIC aprova captação de R$ 24,7 milhões para projetos na área de museus

A 230ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), realizada em Catalão (GO), entre os últimos dias 10 e 12, aprovou a captação de R$ 24.751.574 para projetos na área de museus.

A comissão apreciou neste encontro 18 projetos, sendo sete analisados pelo Instituto Brasileiro de Museus e onze por outras vinculadas do sistema MinC. Para as propostas analisadas pelo Ibram, todas aprovadas, foi autorizada a captação de R$ 15.402.943,06. Das sete propostas, três se referem a readequação de projetos. Para as demais propostas, foi autorizada a captação de R$ 9.348.630,94.

As propostas aprovadas contemplam projetos voltados à preservação e digitalização de acervos, assim como requalificação museográfica, revitalização, restauração, realização de exposições, ações educativas e lançamento de publicações, entre outras, que agora poderão captar recursos para sua execução via mecanismo de renúncia fiscal (Lei Rouanet).

Texto: Bruno Aragão