Silvio Tendler encerra Mostra de Cinema do Museu Imperial

Aplaudido de pé pelo público presente, o cineasta Silvio Tendler encerrou na noite desta quinta-feira (22) a 1ª Mostra de Cinema e História do Museu Imperial.

Na ocasião, foi exibido seu documentário “Utopia e Barbárie” (2010), seguido de um encontro com Tendler, no qual ele conversou com os participantes sobre seus filmes e sobre a relação entre Cinema e História.

O cineasta, que também é historiador, ressaltou a importância dessa relação, que pautou sua carreira. “Cinema e História sempre foram minhas duas paixões. Então, percebi que a História brasileira pode resultar em ótimos filmes”.

O mediador do debate, o historiador e professor Karl Schurster, concordou e destacou que “a relação do Cinema com a História é a de uma arte que veio alertar a História sobre como ela sempre foi conservadora. O cinema foi um alerta de que História é movimento”.

A 1ª Mostra de Cinema e História do Museu Imperial foi realizada de 20 a 22 de setembro, com exibições de filmes, palestras, debates e encontros com cineastas. O evento fez parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, que vai até o próximo domingo (25) com mais de 1.700 atividades em 310 museus de todo o país.