Cadastro Nacional de Museus já está novamente disponível para consulta online

Após suspensão temporária do serviço para atualização da plataforma, já está disponível para consulta do público a base de dados online do Cadastro Nacional de Museus, que tem por objetivo conhecer e integrar os museus brasileiros por meio da coleta, registro e disseminação de informações sobre o setor.

A ferramenta permite a busca de museus por nome, unidade da federação (UF), município, natureza administrativa e tipologia de acervo. Possibilita ainda identificar a quantidade de museus por UF e região, podendo ser utilizada por profissionais de museus, gestores, pesquisadores e público em geral. Com base nas informações do Cadastro Nacional de Museus, lançado em 2006, sabe-se hoje que o Brasil possui mais de 3.200 instituições museológicas. A base de dados é atualizada de forma permanente e subsidia a produção de publicações como Museus em Números e Guia dos Museus Brasileiros.

Para cadastrar um museu, é necessário preencher um questionário e enviar para o endereço eletrônico cnm@museus.gov.br.

Última atualização: 4.7.2014

29 comentários para “Cadastro Nacional de Museus já está novamente disponível para consulta online

1. Gostaria de saber como corrigir as informações constantes no registro do Museu do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e como efetivar o seu cadastramento efetivo.
    Grata,
    Vera Ferreira
    Museóloga

2. GOSTARIA DE CADASTRAR O MEMORIAL PE. ANTÔNIO VIEIRA sj. – MUSEU SACRO DA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ.

(88) 3632-1125

• Caro Gilton, para cadastrar a instituição, utilize os contatos indicados na página do Cadastro: obrigado!

3. Gostaria de saber como posso obter o Cadastro Nacional de Museus em outro formato além do online? É possível obter em formato de tabela ou banco de dados?

4. gostaria de saber se o ibram poderia indicar empresas especializadas em vitrines para museus no Rio de Janeiro.

• Boa tarde! O Ibram, por ser um órgão público, não faz indicações de empresas privadas para realizarem serviços. Indicamos que procure diretamente museus cariocas para obter os contatos. Obrigado!

5. SOU DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, DE FORMA QUE MEU OBJETO DE PESQUISA GIRA EM TORNO DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PELOS MUSEUS. SERÁ POSSÍVEL UM MAPEAMENTO DESSAS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS?

6. O MUSEU AUTA PINHEIRO BEZERRA JÁ É cadastrado no IBRAM. Gostaria de saber se é preciso repetir o cadastro todo ano.
    CLEUDIA BEZERRA PACHECO- DIRETORA

7. Por favor, gostaria de saber se, necessariamente, os resultados da busca pela ferramenta http://sistemas.museus.gov.br/cnm/pesquisa/filtrarUf
    coincidem com a relação de museus efetivamente cadastrados.

Localizei o registro do Museu Florestal Octávio Vecchi, contudo, consta a informação que ele não esta cadastrado. Qual seria o status mais preciso da entidade em relação ao Cadastro nacional de Museus?

Muito obrigada,

8. Meu grupo de Museologia da UFSC, está fazendo um projeto para o Memorial do IPREV/SC, Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina. Não conseguimos saber se ele consta no cadastro do IBRAM, e se podemos fazer esse cadastro, como funciona o cadastramento de Memoriais. Aguardo retorno, Obrigada

9. Bom dia,

bem, o museu da EFMM – Estrada de Ferro Madeira – Mamoré , encontrar-se no momento fechado por conta da enchente do Rio madeira, mas estamos providenciando as medidas necessárias para reabrir-lo, o complexo inteiro sofreu danos, além das peças o material rodante.
    Mas o motivo deste é que observei que o museu ainda encontrar -se com e-mail de uma ex- funcionária, sendo que já informamos o e-mail desta Funcultural – Fundação Cultural do município de Porto Velho – cultura.pvh@gmail.com, favor enviar informações somente neste e-mail Institucional.

sem mais para o momento,

att,
    Arlene Bastos Lisbôa – Chefe Divisão de Patrimônio Histórico Artístico Cultural / FUNCULTURAL

• Cara Arlene, estamos enviando a informação para o Cadastro Nacional de Museus e o setor responsável pela Semana e Primavera dos Museus. Obrigado!

10. Boa Tarde!

Quero agradecer pela resposta sobre o Museu da Estrada de ferro madeira mamoré,
    Nós realmente estamos com o museu fechado,como eu expliquei na mensagem anterior, vamos entrar em reforma de todo o complexo da EFMM. Mas queremos receber o boletim informativo do Ibram.

Grata

att,
    Arlene Bastos Lisbôa
    Chefe Divisão de Patrimônio Histórico Artistico Cultural – FUNCULTURAL. (69) 3901-3643

11. Boa tarde, peço a gentileza de rever o cadastro da Casa da Cultura de Domingos Martins no ES, pois enviei o questionário preenchido mas não houve mudança nos dados. Os dados são antigos para contato. Desde já agradeço. Angela Lyra-Coordenadora da Casa da Cultura de Domingos Martins-ES.

• Cara Angela, você deve escrever diretamente para o Cadastro Nacional de Museus (cnm@museus.gov.br) para tratar do assunto em questão. Obrigado!