Cadastro de Bens Desaparecidos inclui peça de museu de Santa Luzia (MG)

Depois de ler nota no boletim eletrônico do Ibram sobre o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos, a Casa de Cultura e Museu Histórico Aurélio Dolabella, em Santa Luzia (MG), entrou em contato com a Coordenação de Patrimônio Museológico do Ibram para denunciar o furto de uma peça do museu, uma escultura religiosa (foto).

Segundo boletim de ocorrência, a peça foi furtada em 4 de janeiro de 2001, pertence ao Hospital São João de Deus e estava em comodato ao museu. A obra – um anjo em madeira, que deve ter sido esculpido entre 1750 e 1800 – pertencia ao acervo do Hospital de São João de Deus, fundado no final do século XIX, pela Baronesa de Santa Luzia.

O que é o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos

O Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos reúne informações sobre os acervos desaparecidos pertencentes aos museus localizados em todo o território nacional, com o objetivo de possibilitar o rastreamento, a localização e a recuperação desses bens.

As informações do Cadastro serão compartilhadas com organismos de segurança pública, de controle aduaneiro, de comerciantes de antiguidades e de artes em geral.

O Cadastro pode ser acessado pelo endereço:  http://www.museus.gov.br/desaparecidos/

Em caso de desaparecimento (furto ou roubo), o museu deve entrar em contato com

a Coordenação de Patrimônio Museológico/Departamento de Processos Museais, pelo endereço eletrônico bensdesaparecidos@museus.gov.br ou pelos telefones (61) 2024-4410 ou (61) 2024-4426

4 comentários para “Cadastro de Bens Desaparecidos inclui peça de museu de Santa Luzia (MG)

1. Bom dia!
    Depois de várias tentativas, não estou conseguindo abrir o Formulário de Visitação Anual de Museus. Fiquei aguardando que viesse outro e-mail, mas, como já se aproxima o prazo para ser entregue, estou preocupada e resolvi me comunicar com vocês.
    Obrigada!
    Maria José Araujo de Vasconcelos