Brasil reeleito para a presidência do Programa Ibermuseus

Reunião foi realizada no México, antes do V Encontro Ibero-americano. Foto: José Jasso/Divulgação

Representantes dos países ibero-americanos integrantes do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus reelegeram o Brasil para a presidência do programa.

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Junior (que preside o Ibermuseus desde seu início, em 2009), continuará à frente da iniciativa por mais um ano.

A eleição ocorreu em reunião do Comitê Intergovernamental realizada na Cidade do México nos dias 6 e 7 de junho. Além dos integrantes do Comitê e dos profissionais da Unidade Técnica do programa, participaram do encontro representantes da Secretaria-geral Ibero-americana (Segib), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). A reunião precedeu o V Encontro Ibero-americano de Museus, que acontece de 8 a 10 de junho na mesma cidade mexicana.

Plano de trabalho – O Comitê Intergovernamental aprovou o Plano de Trabalho do Ibermuseus para 2012, consolidando ações como o Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, o edital Conversaciones (voltado a ações de curadoria) e o programa de apoio ao patrimônio em risco. Também foram definidas novas ações, como a elaboração de um programa de cooperação com o Haiti na área museológica.

Foi aprovada a criação de um Comitê Executivo que atuará como interlocutor entre o Comitê Intergovernamental e a Unidade Técnica do Ibermuseus, e que terá atribuições de apoio institucional e técnico à Unidade e à presidência do programa. O Comitê Executivo será composto por representantes do Comitê Intergovernamental do México, Espanha e Uruguai.

Na reunião, foi decidida ainda a flexibilização dos requisitos de adesão dos países-membros ao Comitê Intergovernamental por meio de um sistema de cotas diferenciadas de acordo com as possibilidades econômicas de cada um. Com essa decisão, o Programa Ibermuseus mantém sua determinação de integração e de fortalecimento da cooperação entre os países ibero-americanos.

Programa Ibermuseus - O programa Ibermuseus é uma iniciativa intergovernamental de cooperação cultural para a área de museus na Ibero-américa. O programa é vinculado à Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) e conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). A Unidade Técnica do programa está sediada no Brasil. Saiba mais em www.ibermuseus.org.

Informações para imprensa:

Unidade Técnica do Programa Ibermuseus: Eduardo Pinillos, (61) 9619-6998 e eduardo.pinillos@ibermuseos.org

Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC: (61) 2024-4035, 2024-4034 e 9619-5445; e ascom@museus.gov.br