Brasil participa do V Encontro Ibero-americano de Museus

As políticas de proteção de patrimônio museológico e de repatriação de bens culturais serão tema de debate no V Encontro Ibero-americano de Museus, que acontece de 8 a 10 de junho na Cidade do México. O objetivo deste ano é procurar o alinhamento das políticas e promover a cooperação na área dos museus e da museologia da Ibero-América. Veja a programação

Participam representantes de 18 países ibero-americanos. O Brasil será representado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). O presidente do instituto, José do Nascimento Junior (que também preside o programa Ibermuseus) participa da mesa “Cooperación internacional y redes: hacia un trabajo global”. O coordenador de Patrimônio Museológico do Ibram, Cícero Almeida, participa da mesaCirculación y movimiento de colecciones: aspectos relativos a su registro y preservación”.

O encontro é coordenado pelo Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta) conjuntamente com o Instituto Nacional das Belas Artes (INBA) e o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) no México, e pelo programa Ibermuseus, com apoio Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A Unesco também estará representada.

Conselho Intergovernamental do Ibermuseus – Antes do encontro, nos dias 6 e 7 de junho, será celebrada, internamente, a reunião do Conselho Intergovernamental do programa Ibermuseus, que anualmente se ocupa de avaliar os trabalhos desenvolvidos e os resultados alcançados pelo programa, assim como de definir as ações estratégicas para os próximos dois anos. Também será realizada eleição para o próximo mandato da presidência do Ibermuseus, que desde 2009 é presidido pelo Brasil.

O Ibermuseus é um programa intergovernamental de cooperação cultural para a criação e fortalecimento das políticas públicas de museus na Ibero-america. Mais informações no site do programa: www.ibermuseus.org.

Informações para a imprensa:

Unidade Técnica do Programa Ibermuseus: Eduardo Pinillos, (61) 2024-4038 e 9619-6998, eduardo.pinillos@ibermuseos.org

Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC: (61) 2024-4035 e 9619-5445, ascom@museus.gov.br