Brasil e Portugal firmam acordo de cooperação na área museal

O Ibram e o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) de Portugal (vinculado ao Ministério da Cultura português) assinam protocolo de cooperação nesta semana. O acordo prevê compartilhamento de informações técnicas e de boas práticas na área museal, além de identificação de oportunidades de colaboração e intercâmbio entre os museus da Rede Portuguesa de Museus e do Sistema Brasileiro de Museus.

Ações conjuntas de formação e capacitação e elaboração conjunta de projetos no âmbito do programa Ibermuseus são outros pontos previstos. O acordo será assinado nesta segunda-feira (30/5), em Lisboa, pelo presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e o diretor do IMC, João Brigola.

Em Portugal, Nascimento e a coordenadora geral de Sistemas de Informações Museais do Ibram, Rose Miranda, também participam de reunião de trabalho do projeto Acesso digital ampliado ao Patrimônio Museológico dos Países de Língua Portuguesa, desenvolvido pelo Ibram e IMC com apoio do Ibermuseus.

O projeto objetiva estabelecer cooperação técnica entre os países lusófonos para desenvolver padrões e linguagens documentais comuns, permitindo a integração entre os sistemas de catalogação e gestão de acervos museológicos das nações envolvidas. Os representantes do Ibram participam ainda de seminário sobre os sistemas Matriz, destinados ao inventário e gestão de patrimônio móvel e imaterial.

Fonte: Ascom Ibram

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days