Boletim Ibram nº 347

Boletim eletrônico Nº 347-ano VIII – 1/04/2011 a 7/04/2011
    www.museus.gov.br

notícias

 Prêmio destaca ações educativas em museus na Ibero-américa

Servidora do Ibram é uma das artistas da exposição no Planalto
Solar Monjardim sedia 1ª reunião da Rede de Educadores em Museus do ES
Ibram apresenta ações do Instituto aos museus do DF
Sistemas de Museus de SC prepara Fórum Estadual
Museu de Belas Artes cria comissão para analisar aquisição de acervo
Música no Museu divulga programação de abril
Museu de favelas expõe acervo e artesanato em Paraty
Parque histórico celebra imigração holandesa no Paraná
Edital do MJ apoia projetos sobre patrimônio cultural brasileiro
Inscrições abertas para o II Fórum de Museus do Rio de Janeiro
2011:Ano Interamericano da Cultura

 
 
 
 
 
 

 

 
 

agenda

 

 Lançamento do livro Glaura  
 Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre-FestFotoPoA  
 Shangai  
 Um mais um
Sarau Lírico do Dia Mundial da Saúde
Grito! Ano Mundial da Árvore

 
 
 
 
 
 

 

 
 

cursos e palestras

 

 Uma gestão cultural transformadora
 Oficina de Implantação de Museu Escolar

 IV Jornada de Estudos coralineanos e outros estudos literários
 Caminhos da missão Cruls
 Arte Contemporânea na América Central
 
 
 
 

 

 
 

links

 

 www.ibermuseus.org
 www.cofem.org.br
 www.icom.org.br
 forummuseusuniversitarios
 www.museologia.org.br
 unirio.br/jovemmuseologia
 museusdepernambuco
 ww.abracor.com.br/novosite
 www.corem1r.com
 www.museusdorio.com.br
 museucasaalcantara.blogspot.com
 

notícias




Prêmio destaca ações educativas em museus no Brasil e demais países ibero-americanos

 

Estão abertas até de 9 de maio as inscrições para o II Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus. Podem se inscrever museus e instituições museais do Brasil e dos demais países da Ibero-américa. O prêmio selecionará boas práticas de ações educativas em museus e também projetos ainda não executados.

Promovido pelo programa Ibermuseus, o concurso tem como objetivo identificar e dar visibilidade a ações educativas no campo museal que estimulem o desenvolvimento social e promovam a responsabilidade dos museus como agentes essenciais para o desenvolvimento. São duas as categorias: Banco de Boas Práticas e Incubadora de Projetos em Ação Educativa.  

O lançamento do prêmio, ocorrido nesta sexta-feira (1º/4) na sede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em Brasília, teve a participação do secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Álvaro Marchesi, e da diretora interina da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), Alice Abreu, além do presidente do Instituto, José do Nascimento Junior (que também preside o Ibermuseus) e de embaixadores e adidos culturais de 14 países ibero-americanos. O diretor de Relações Internacionais do MinC, Marcelo Dantas, representou a ministra Ana de Hollanda no encontro.

 

Programa Ibermuseus -O Ibermuseus é um programa intergovernamental de cooperação cultural para a criação e fortalecimento de políticas públicas de museus na Ibero-américa. Vinculado à Segib, tem apoio técnico da OEI e do Ibram/MinC, e apoio financeiro da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aecid). A unidade técnica do Ibermuseus está sediada no Brasil. Veja o edital e formulários de inscrição

 

 

topo


Servidora do Ibram é uma das artistas da exposição no Planalto

 

A artista plástica Martha Niklaus, uma das selecionadas para a exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras, integra o quadro do Instituto Brasileiro de Museus. Martha é coordenadora de arte contemporânea do Museu da República, do Rio de Janeiro, e curadora da Galeria do Lago, espaço da instituição destinado a exposições de arte contemporânea.

Sua obra, Bandeira de Farrapos (1993), é um dos destaques da exposição que fica no Palácio do Planalto, em Brasília, até 5 de maio. Posicionada bem ao lado do Abaporu, de Tarsila do Amaral, a bandeira de 1,8m de altura por 2,5m de largura impressiona não apenas pela originalidade, mas também por sua história.

A obra foi confeccionada para a Semana de Arte contra a Fome, evento liderado pelo sociólogo Herbert de Souza. Munida de roupas novas, doadas por uma conhecida butique do Rio de Janeiro, a artista foi às ruas. Ela propôs a moradores de rua a troca das roupas que estivessem usando por peças novas. Ao final, as roupas recolhidas dos mendigos foram separadas por cores e tonalidades (claras ou escuras) e costuradas de maneira a fazer uma releitura da bandeira do Brasil. Todo o processo foi filmado e editado em um vídeo que recebeu o mesmo nome da obra.M

topo



Solar Monjardim sedia 1ª reunião da Rede de Educadores em Museus do ES

 

O Museu Solar Monjardim (ES) sedia no próximo dia 9 de abril, às 15h, a primeira reunião da Rede de Educadores em Museus do Espírito Santo (REM-ES). A Rede tem o propósito de aproximar e integrar os profissionais que trabalham com educação em museus e outras instituições culturais, possibilitando o debate, a reflexão e a construção de conhecimento sobre o campo da educação em museus. A REM também facilitará o desenvolvimento de conexões e parcerias entre profissionais e instituições capixabas.

Integrante da estrutura do Ibram/MinC, o Museu Solar Monjardim fica na Avenida Paulino Müller, s/n°, no bairro de Jucutuquara, em Vitória/ES. Informações: (27) 3223-6609.

topo


Ibram apresenta ações do instituto aos museus do DF

 

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 31 de março, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recebeu mais de 30 representantes de espaços museais do Distrito Federal. O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura do Ibram para as instituições locais e proporcionar um ambiente de diálogo com e entre os museus. Cada instituição presente pode contar um pouco de sua história e compartilhar experiências. Após as apresentações, todos foram convidados a conhecer o Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia (Cenedom).

“O encontro vai contribuir para fortalecer parcerias”, afirmou o diretor do Departamento de Processos Museais, Mário Chagas, ao final do evento. Segundo ele, ao reunião permitiu identificar demandas que terão desdobramentos concretos tanto no campo da educação, como no da museologia social e na relação a outros temas de interesse, como segurança e tecnologia nos espaços museais.

topo



Sistema de Museus de SC prepara Fórum Estadual

 

O Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina convida os municípios do Oeste catarinense a candidatarem-se para sediar o 3º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina, previsto para o 2º semestre de 2011.

O Fórum Estadual de Museus é um evento bienal, de abrangência estadual. Seu objetivo é refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Estadual de Museu, promover a troca de experiências entre as instituições do estado e incentivar o intercâmbio entre os profissionais de museus e acadêmicos de museologia.

topo



Museu de Belas Artes cria comissão para analisar aquisição de acervo

 

O acervo a ser adquirido pelo Museu Nacional de Belas Artes (RJ) será analisado por uma comissão de notáveis. O museu criou a Comissão de Políticas de Aquisição de Acervo, composta pelo escritor Ferreira Gullar, pela professora Maria Luisa Távora, historiadora da arte e professora da Escola de Belas Artes da UFRJ, e pelo colecionador Gilberto Chateaubriand, além de quatro servidores do Museu: Pedro Xexéo, Nancy Castro (área de conservação), Laura Ribeiro (acervos) e Daniel Silva (coordenador técnico).

“A comissão terá como papel estabelecer os critérios da entrada de acervo no Museu”, explica o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBram), José do Nascimento Junior.

Para a historiadora da arte e professora da UFRJ, Maria Luisa Távora, a preocupação, o respeito ao patrimônio público justifica a formação de comissões como essa. E cada integrante da comissão terá uma especialidade. “No meu caso, a importância da análise será a atribuir significados do ponto de vista histórico da obra”, afirma Maria Luisa.

topo



Música no Museu divulga programação de abril

 

O projeto Música no Museu 2011 estréia, no mês de abril, a programação de Concertos de Outono, que estará distribuída por 18 espaços no Rio de Janeiro (incluindo o Museu da República, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Histórico Nacional, todos integrantes do Ibram/MinC), além de um espaço em São Paulo e outro na capital norueguesa, Oslo. Ao todo serão 31 concertos durante todo o mês.

O projeto Música no Museu é apoiado pelo Ministério da Cultura. Implantado em 2005, o programa já promoveu eventos musicais em 60 espaços no Brasil, de Porto Alegre a Manaus. Mais de 350 mil pessoas já assistiram aos concertos promovidos, e cerca de 2,5 mil apresentações gratuitas foram realizadas.

Veja abaixo os eventos programados em museus do Ibram no Rio e consulte a programação completa em www.musicanomuseu.com.br

Dia 6/4: no Museu da República, às 12h30.

Endereço: Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro.

Paula Faour, ao piano, interpreta Bill Evans, Sivuca, Haroldo Lobo, Baden Powell e composições próprias.

Dia 20/4: no Museu da República, às 12h30.

Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro

Programa: Alessandro Crosta, flauta, e Nadia Testa, piano, interpretam J. Andersen, S. Alassio, W. Popp, J. Offenbach, F. borne.

Dia 28/4: no Museu Nacional de Belas Artes, às 12h30

Endereço: Av. Rio Branco, 199, Centro, Rio de Janeiro

Programa: Duo Ana D´ Souza e Tatiana Tsai, piano e soprano, interpretam Franz Schubert, Clara Schumann, Robert Schumann.

Dia 29/4: no Museu Histórico Nacional, às 12h30

Endereço: Praça Marechal Âncora s/nº, Centro, Rio de Janeiro

Programa: Cyro Delvizio, violão, e Manuelai Camargo, soprano, interpretam Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Celeste Jaguaribe, Barrozo Netto, Alberto Costa.

topo



Museu de Favelas expõe acervo e artesanato em Paraty

 

O Museu Forte Defensor Perpétuo, em Paraty, recebe em abril a exposição itinerante Despertar de Almas e de Sonhos, organizada pelo Museu de Favelas da Cidade do Rio de Janeiro (MUF). A exposição já esteve em Macaé, no Museu Solar dos Mellos, no mês de março.

A terceira parada será no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio, de 5 a 15 de maio. Nas três cidades, a montagem conta com a exposição do acervo e artesanatos da Rede MUF e oficina de graffiti-art.

Despertar de Almas e de Sonhos valoriza a saga individual de moradores da favela, histórias de luta e de resistência cultural.

A organização não governamental Museu de Favela (MUF) é gestora do primeiro museu territorial sobre memórias e cultura em favela do mundo. É uma associação privada sem fins lucrativos e de interesse comunitário, fundada por moradores de favelas cariocas.

topo



Parque histórico celebra imigração holandesa no Paraná

 

O centenário da imigração holandesa no Brasil será comemorado em Carambeí, no Paraná, com a inauguração oficial do Parque Histórico da cidade neste sábado (2/4). Composto por diversos espaços museológicos – como a Casa da Presença Holandesa no Brasil, Vila Histórica, Museu do Leite, Museu das Borboletas e Museu do Trator, entre outros –, o parque conta a história da colonização da região.

A inauguração oficial do parque integra a programação da Festa do Centenário, promovida pela cidade de 1º a 4 de abril em comemoração aos 100 anos de imigração. O lançamento do livro Falando de Histórias – volume I é outro atrativo da festa. A obra fala da vida dos imigrantes holandeses em Carambeí.

Ao longo de 2011, que foi proclamado Ano da Holanda no Brasil, outros eventos celebrarão o centenário. A programação, disponibilizada pela embaixada da Holanda no Brasil, pode ser consultada em www.anodaholandanobrasil.com.br.

topo


Edital do MJ apoia projetos sobre patrimônio cultural brasileiro

 

O Ministério da Justiça abriu edital para apoio financeiro a projetos nas áreas de direitos difusos. Serão contemplados projetos nas linhas temáticas meio ambiente, proteção e defesa do consumidor e promoção e defesa da concorrência, patrimônio cultural brasileiro e outros direitos difusos e coletivos tutelados.

Para participar, os interessados deverão submeter os seus projetos à análise de aprovação por meio da apresentação de uma carta-consulta até o dia 15 de abril. Mais informações no site do ministério, pelos telefones (61)2025.9133 / 3623 / 3542 ou pelo e-mail cfdd.sde@mj.gov.br

topo

 


Inscrições abertas para o II Fórum de Museus do Rio de Janeiro

 

Estão abertas até o dia 11 de abril as inscrições para o II Fórum de Museus do Estado do Rio de Janeiro. O encontro será realizado nos dias 12 e 13 de abril, no Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/nº). As inscrições também poderão ser feitas no dia 12 até as 10h, no local do evento.

Mais informações pelo e-mail sistemademuseus_rj@yahoo.com.br

topo


2011: Ano Interamericano da Cultura

 

A Organização dos Estados Americanos (OEA) lançou, em Washington, o Ano Interamericano da Cultura, cujos projetos serão desenvolvidos no Brasil ao longo de 2011 com recursos do Ministério da Cultura. A iniciativa visa celebrar a diversidade das culturas nas Américas e possibilitar a formulação e a implementação de políticas públicas e projetos.

Para o desenvolvimento dos projetos relativos ao Ano Interamericano da Cultura, serão repassados cerca de R$ 500 mil. O diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas, é o presidente da Comissão Interamericana de Cultura. Como presidente da CIC/OEA, também caberá ao Brasil sediar a 5ª Reunião Interamericana de Ministros e Máximas Autoridades de Cultura, no Rio de Janeiro, em data a ser ainda definida.

Visite o site do Ano Interamericano da Cultura

topo

Agenda


Glaura

 

 O quê:

lançamento do livro Glaura, fruto do Projeto Educativo Chá com Causos, desenvolvido pela área pedagógica do Museu da Inconfidência em parceria com a comunidade de Glaura. A publicação, resultado de uma série de atividades promovidas com a comunidade, é composta de fotografias e ilustrações, além de textos sobre as peculiaridades da culinária, festas populares, lendas, artesanatos, “causos”, medicina popular e crenças locais.

Quando: 2 de abril, às 16h

Onde: Polo Cultural de Glaura (Distrito de Ouro Preto, MG)

Informações: www.glaura.com



Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – FestFotoPoA

 

O quê:

a quinta edição do famoso festival conta com extensa programação, que inclui projeções de fotos, exposições, oficinas e leituras de portfólio. Com mais de 40 convidados nacionais e internacionais, entre fotógrafos, críticos, pesquisadores e publishers, o evento realiza, de forma inédita, o Fórum de Livros de Autor e os seminários “Educação e Arte Contemporânea” e “Economia da Cultura”. O fotógrafo Luiz Carlos Felizardo será o homenageado do ano.

Quando: de 6 de abril a 1º de maio

Onde: Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, 1028, Praça da Alfândega esquina General Câmara, Centro, Porto Alegre (RS)

Informações:
www.festfotopoa.com.br



Shangai

 

O quê:

a exposição, paralela ao Festival de Internacional de Fotografia de Porto Alegre, apresenta o trabalho de fotógrafos que utilizaram um filme tradicional, chamado Shanghai (35mm, preto & branco), fabricado na China. A proposta, cuja única exigência era a de utilizar o filme Shanghai, resultou em ensaios pessoais, instigando uma reflexão sobre as novas tecnologias na fotografia contemporânea.

Quando: até 30 de maio, de terça a sábado, das 9h às 18h. Abertura em 1º de abril, às 19h

Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre (RS)

Informações: (51) 3286-2051 e www.museudacomunicacao.rs.gov.br


Um mais um

 

O quê:abertura da exposição de esculturas da artista Adélia Lima e das pinturas de Hélvio Lima

Quando: 2 de abril, às 20h

Onde: Laboratório das Artes, Rua Cuba, 1099, Jardim Consolação, Franca (SP)

Informações: laboratoriodasartes@yahoo.com.br



Sarau Lírico do Dia Mundial da Saúde

 

O quê: apresentação do barítono Nelton Brasil e do pianistas Sílvio Correa

Quando: 7 de abril, às 18h30

Onde: Sala Rita Lobato, Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, Avenida Independência, 270, Centro, Porto Alegre (RS)

Informações: (51)3029-2900



Grito! Ano Mundial da Árvore

 

O quê:

exposição de Franz Krajcberg, artista polonês que, desde 1972, vive no sul da Bahia retratando em suas obras a realidade ambiental brasileira, em especial da floresta amazônica. A mostra é composta de 16 fotos, 14 esculturas, oito relevos e algumas peças inéditas. Entrada gratuita

Quando: abertura em 7 de abril. Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h

Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia, Rua da Graça, 284, Salvador (BA)

Informações: (71) 3117.6983

topo

Cursos e Palestras



Uma gestão cultural transformadora

 

O quê:

curso gratuito ministrado por Célio Turino, destinado a gestores, agentes e militantes culturais, e interessados em políticas públicas e de cultura. Em oito encontros, serão tratados temas da gestão cultural e analisados projetos.

Quando: de 12 de abril a 31 de maio, às terças-feiras, das 19 às 22h

Onde: Museu da Imagem e do Som (Palácio dos Azulejos), Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas (SP)

Informações: inscrições apenas por telefone: (19) 3733-8800, das 9h às 17h



Oficina de Implantação de Museu Escolar

 

O quê:

oficina ministrada pelo professor Guy Barcellos, biólogo, fundador e diretor do Museu da Natureza, do Colégio Santa Joana D’Arc, Rio Grande (RS). O pesquisador estuda assuntos relacionados à educação em ciências e educação em museus.

Quando: 11 e 12 de abril, das 14h às 18h

Onde: Museu do Trem, Rua Lindolfo Collor, 61, Centro, São Leopoldo (RS)

Informações: (51) 3591 8853 e e-mail museudotrem@saoleopoldo.rs.gov.br



IV Jornada de Estudos coralineanos e outros estudos literários

 

O quê: realização de palestras, conferências e atividades culturais rememorando os 26 anos da morte da poetisa goiana Cora Coralina

Quando: 11 a 13 de abril

Onde: Auditório Brasilete Caiado, Universidade Estadual de Goiás,UEG, Cidade de Goiás (GO)

Informações: (62)3371-1990 ou 3371-4971



Caminhos da Missão Cruls

  

O quê:

curso de educação patrimonial direcionado a educadores da rede pública do Distrito Federal. O programa visa à formação de profissionais para trabalharem nas escolas a história da Missão Cruls, a expedição científica que demarcou o local para a transferência da nova capital. O curso inclui visitas de campo na Fazenda Velha, em Sobradinho (DF) e Pirenópolis(GO). Vagas limitadas

Quando: inscrições gratuitas até dia 7 de abril. Início do curso em 7 de abril

Informações: http://www.eape.se.df.gov.br ou http://triadepatrimonio.com.br/


Arte Contemporânea na América Central

 

O quê:

curso ministrado por María Victoria Véliz (Mariví Véliz), historiadora da arte pela Universidade de Havana. Em Cuba, trabalhou com antropologia cultural na Fundação Fernando Ortiz e na Casa da África. Vive na Guatemala, onde se dedica à investigação, à docência e à curadoria no campo da arte contemporânea. Valor do curso: R$100

Quando: 9 e 16 de abril, das 14h às 18h

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Mirante da boa Viagem, s/n°, Niterói (RJ)

Informações: (21) 2620-2400 ou direcao@macniteroi.com.br



 

 


 

 Imprimir o boletim

 

 


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br – com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 

 
         
Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days