Boletim Ibram nº 352

Boletim eletrônico Nº 352 – Ano VIII- 13/05/2011 a 19/05/2011
www.museus.gov.br

Notícias

Na 9ª Semana de Museus, Ibram lança Guia dos Museus Brasileiros

Museus do Ibram terão programação intensiva durante a Semana
Inscrições abertas para oficina de incentivo ao voluntariado em museus
Museu Virtual de Brasília será lançado dia 16
Museologia da UFOP lança revista e inaugura laboratório
Museu do Ouro comemora 65 anos
Museu da Abolição reabre em 15 de maio
Ibram e Museu Casa da Hera concluem inventário de acervo
Museu é inaugurado em Sarzedo (MG)
Museu Imperial lança portal com acervo digitalizado
Ibram estreita parceria com Instituto de Museus português
Museus de Pernambuco recebem donativos para vítimas das chuvas
Turismo Cultural no Bairro Imperial acontece em 14 e 15 de maio

Agenda

Doutorado em Museologia


Vida, obra e cotidiano de Benjamin Constant

Getúlio Damado – A Arte da Transformação
Com Açúcar e com Afeto

 

A Química do Cotidiano
Roda de Viola sob as Bênçãos da Lua Cheia
Debret – Viagem ao Sul do Brasil
Miragens

Cursos e Oficinas

Museu e Arquitetura
Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais
História do Cinema: a escrita da luz
Museu Estratégico – Planejamento Cotidiano + Memória
Museus e Comunidades
3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural

Links

www.ibermuseus.org
www.cofem.org.br
www.icom.org.br
forummuseusuniversitarios
www.museologia.org.br
unirio.br/jovemmuseologia
museusdepernambuco
ww.abracor.com.br/novosite
www.corem1r.com
www.museusdorio.com.br
museucasaalcantara.blogspot.com

notícias


Na 9ª Semana de Museus, Ibram lança Guia dos Museus Brasileiros

Durante a 9ª Semana de Museus, que começa na próxima segunda, 16/5, o Ibram lança o Guia dos Museus Brasileiros. Elaborado com dados do Cadastro Nacional de Museus, a publicação será o mais atual e mais completo guia de museus já publicado no país.

O Guia dos Museus Brasileiros traz informações como endereço, tipo de acervo, acessibilidade, infraestrutura para o recebimento de turistas estrangeiros, horário de funcionamento, ano de criação, situação atual e natureza administrativa de todos os 3 mil museus já mapeados pelo Ibram no Brasil.

O lançamento será no dia 18 de maio (Dia Internacional de Museus), no Museu Histórico Nacional/Ibram, no Rio de Janeiro, às 11h. O evento terá a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e é aberto ao público.

Sylloge – No mesmo dia, o MHN lança a Sylloge Nummorum Graecorum (SNG), publicação do museu sobre a coleção de moedas das séries gregas. A SNG só pode ser editada com o aval e anuência da Comissão Internacional de Numismática/Unesco, que reconhece a importância das coleções de moedas das chamadas Séries Gregas. São pouquíssimas as SNG existentes no mundo, e a coleção do Museu Histórico Nacional é única desse gênero na América do Sul.

Veja aqui o convite para o evento

 

topo



Museus do Ibram terão programação intensiva durante a Semana

Os museus integrantes da estrutura do Ibram preparam programação especial para a 9ª Semana de Museus, de 16 a 22 de maio. Confira alguns:

Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa (Rio, RJ): apresenta ao público uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro sob a visão de artistas do século XIX e XX com a exposição “Bonito por natureza: Rio ontem e hoje”. O Museu selecionou obras de alguns pintores estrangeiros que se renderam às belezas da cidade, deixando marcas de seus personagens e da sua paisagem durante o século XIX.

Museu da República (Rio, RJ): apresenta no dia 18 de maio a exposição “Você conhece? Você se lembra? Tá quente! Tá frio!”, em que o público será desafiado a descobrir a história de três objetos do acervo do museu. A “exposição-jogo” trará pistas e o desafio final será identificar um objeto que pertenceu à primeira dama Anita Peçanha, esposa do então presidente Nilo Peçanha .

Museu Casa de Benjamin Constant (Rio, RJ): além de visita guiada à exposição que reconstitui a vida, obra e cotidiano de Benjamin Constant, no dia 19 de maio o museu oferece palestra com o historiador Renato Lemos, da UFRJ, que fala sobre o papel do museu na construção da memória da República. No dia 22 de maio, o público pode conferir uma visita teatralizada, com atores caracterizados e que mostrarão a vida em família de Benjamin Constant.

Museu da Inconfidência (Ouro Preto, MG): entre as atividades programadas está mostra Imagens do Brasil – Gravuras de Lasar Segall. A exposição é resultado de parceria com o Museu Lasar Segall (SP), que emprestará 35 gravuras, e com o Museu Nacional de Belas Artes, RJ, de onde virão uma escultura e uma tela.

Museu Villa-Lobos (Rio, RJ): promove entre 17 e 19 de maio, sempre às 16h e com entrada franca, mesas-redondas, palestra e programação musical, abordando a memória da instituição, através da comemoração dos 25 anos do Projeto Mini-Concertos Didáticos e de uma homenagem à fundadora e primeira diretora do Museu, Arminda Villa-Lobos, mulher do compositor. O museu aliou-se a personalidades do meio musical carioca que conviveram e colaboraram com Arminda Villa-Lobos em sua gestão e que revisitarão sua história através de relatos. No dia 19 de maio, o atual diretor do Museu Villa-Lobos, Wagner Tiso, estará ao piano, em duo com o violoncelista Márcio Malard, interpretando Canções da Floresta do Amazonas dedicadas, por Villa-Lobos, à sua musa.

A Semana é promovida anualmente pelo Ibram, em comemoração ao Dia internacional de Museus (18 de maio) e neste ano será recorde, com quase mil museus e instituições oferecendo mais de 3 mil eventos.

Confira a programação da 9ª Semana Nacional de Museus em sua região, divulgue e participe!

topo

 



Inscrições abertas para oficina de incentivo ao voluntariado em museus

Como parte da programação da 9ª Semana Nacional de Museus, o Centro de Voluntariado de São Paulo realiza no dia 18 de maio oficina de incentivo ao voluntariado dentro dos museus e instituições culturais. A oficina é gratuita e terá como temas gerenciamento de voluntários, diagnóstico de oportunidades, avaliação e impacto dos resultados e benefícios do voluntariado. Informações e inscrições pelos e-mails orgsociais@voluntariado.org.br ou voluntariado@voluntariado.org.br. A atividade deste ano conta com a parceria da Federação de Amigos dos Museus.

topo



Museu Virtual de Brasília será lançado dia 16

A capital federal ganha na próxima segunda-feira, dia 16 de maio, o Museu Virtual de Brasília, projeto-piloto de website de um museu vitual sobre a cidade de Brasília, com versões em português, inglês e espanhol (ainda em construção). O lançamento é parte das comemorações da 9ª Semana Nacional de Museus. O projeto é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada no Centro de Excelência em Turismo da UnB, e apresenta contribuições conceituais, teóricas e aplicadas dos campos da museologia e do turismo. O endereço do museu virtual é www.museuvirtualbrasilia.org.br.

O tema Museu Virtual de Brasília será parte da programação da 9ª Semana de Museus, na mesa “Preservação e Memória, além dos espaços museológicos tradicionais”, que ocorrerá dia 19, às 18h30m, no auditório da Casa da Cultura da América Latina da UnB. O projeto recebeu o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF e foi desenvolvido pela equipe do Instituto Viva Capital, em parceria com a Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília (UnB) e com o Arquivo Público do DF, que cedeu grande parte do material magnético.

topo


Museologia da UFOP lança revista e inaugura laboratório

Para celebrar a 9ª Semana Nacional de Museus, o Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) lança no próximo dia 18 de maio, às 20h, a Revista Eletrônica de Museologia da universidade, a Musear. Além da revista, será inaugurado o Laboratório de Conservação e Restauro do Curso de Museologia. Os eventos acontecerão no Salão Nobre da Escola de Minas/UFOP – Praça Tiradentes, 20 – Centro.

Visita - Na última semana, 20 estudantes de museologia da Universidade Federal de Ouro Preto visitaram a sede do Ibram em Brasília. Acompanhado dos professores Gabriela de Lima Gomes e Edson Fialho de Rezende, o grupo pôde conhecer a estrutura e um pouco do trabalho do Instituto. Os estudantes foram recebidos pelos diretores Mário Chagas e Eneida Braga Rocha e ganharam um kit com o Plano Nacional Setorial de Museus e o Relatório de Gestão 2003-2010. A visita ao Ibram foi parte de uma visita técnica dos estudantes a Brasília, que percorreu os principais museus e pontos turísticos da cidade.

topo

 



Museu do Ouro comemora 65 anos

O Museu do Ouro de Sabará (MG) completa 65 anos no dia 16 de maio. As comemorações de aniversário, que coincidem com o início da 9ª Semana de Museus, incluirão na programação um sarau poético, além de apresentações artísticas a partir das 18h30.

O Museu do Ouro foi inaugurado em 1946 e está instalado em um prédio em estilo colonial de meados do século XVIII, antiga Casa da Real Intendência e Fundição do Ouro de Sabará. No acervo estão peças de mobiliário, armaria, instrumentos de fundição e mineração, imaginária religiosa, louças e porcelanas inglesas, documentação cartorial (séculos XVIII e XIX), dentre outros. O museu é integrante do Ibram/MinC.

topo

 



Museu da Abolição reabre em 15 de maio

O Museu da Abolição (MAB/Ibram), em Recife (PE), reabrirá suas portas no próximo dia 15 de maio, a partir das 14h, véspera das comemorações da 9º Semana Nacional de Museus. O espaço, dedicado ao resgate, valorização e reconhecimento do patrimônio material e imaterial dos afrodescendentes, estava fechado desde o início do mês março por motivos administrativos.

O MAB oferecerá atividades culturais e socioeducativas e apresentará ao público a “Exposição em Processo”, exposição lúdica e interativa criada a partir de um processo de participação coletiva no qual diversos segmentos da sociedade foram convidados a contribuir na sua concepção e montagem, propondo temas, métodos, objetivos e produzindo os módulos e elementos expográficos. Saiba mais em www.museudaabolicao.com.br

topo

Ibram e Museu Casa da Hera concluem inventário de acervo

O Museu Casa da Hera/Ibram, em Vassouras (RJ), concluiu o inventário do acervo museológico da instituição. Ao todo, foram identificadas 1.219 peças, especialmente mobiliário, porcelanas, prataria, pinturas e objetos de uso pessoal de Eufrásia Teixeira Leite, última proprietária do imóvel. O inventário foi realizado graças a parceria entre o museu e a Coordenação de Patrimônio Museológico do Ibram.

Dentre os itens da coleção destacam-se o piano Henri Herz, de 1862, ainda em funcionamento, o aparelho de jantar em faiança inglesa com monograma e peças de indumentária desenhadas por estilistas famosos, como Charles Worth, considerado o “pai da alta-costura” e dos desfiles de moda com modelos. A casa Worth vestia uma elite que incluía a realeza européia, famílias ricas dos Estados Unidos e atrizes famosas.

topo

 


Museu é inaugurado em Sarzedo (MG)

Minas Gerais ganhou mais um museu. A antiga Estação Ferroviária de Sarzedo (MG) foi restaurada e transformada em espaço de preservação. O museu tem como temática a história da mineração, da ferrovia e do município de Sarzedo, distante 30 km de Belo Horizonte.

 

 

topo

 


Museu Imperial lança portal com acervo digitalizado

Já está no ar o novo portal do Projeto Digitalização do Acervo do Museu Imperial. No portal estão disponíveis sete coleções, com um total de 746 itens dos setores Museologia, Arquivo Histórico e Biblioteca, que correspondem a 16.908 imagens. Na montagem da base de dados, foi utilizado o DSpace, ferramenta open source já desenvolvida, testada e adotada como depositório digital por 1.072 instituições no mundo. Por permitir o acesso livre e gratuito, sem necessidade de logins e senhas, a ferramenta possibilitará maior democratização do acesso ao acervo.

O projeto começou em 2009 e até sua conclusão, prevista em no mínimo dez anos, serão digitalizados todos os cerca de 360 mil itens do acervo do Museu Imperial, o que deve gerar o número estimado de 8 milhões de imagens.

topo


Ibram estreita parceria com Instituto de Museus português

O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e a Coordenadora Geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram, Rose Miranda, participaram na última quinta-feira (5), em Lisboa, de reunião com representantes do Instituto de Museus e da Conservação de Portugal (IMC).

Durante o encontro, que contou ainda com a participação do Programa Ibermuseus, os dois órgãos avaliaram o andamento do projeto “Acesso Digital Ampliado ao Patrimônio Museológico dos Países de Língua Portuguesa” e planejaram de forma conjunta os próximos passos da iniciativa. Nas próximas semanas, o Ibram assinará convênios de cooperação como Instituto português.

Ficou decidida a recomendação de criar uma norma comum para regular os padrões dos sistemas de informação locais dos países participantes. Foi confirmada ainda a realização, em junho, de seminário sobre o conjunto de sistemas de informação Matriz, desenvolvido e utilizado em Portugal.

topo


Museus de Pernambuco recebem donativos para vítimas das chuvas

Em solidariedade às vítimas das chuvas do estado de Pernambuco, os museus de Pernambuco estarão abertos gratuitamente neste domingo, 15 de maio, das 13h às 17h, para receber donativos. A iniciativa é do Fórum dos Museus de Pernambuco, através do Circuito Cultural dos Museus. A prioridade é para itens como água potável, fraldas, produtos de limpeza, enlatados, biscoitos, roupas e cobertores. Mais informações: www.forumdosmuseusdepernambuco.com.br e www.recife.pe.gov.br

topo


Turismo Cultural no Bairro Imperial acontece em 14 e 15 de maio

O “Turismo Cultural no Bairro Imperial” foi antecipado para 14 e 15 de maio. O evento do Rio de Janeiro reúne atividades do Museu Nacional Quinta da Boa Vista, Museu Militar Conde de Linhares, Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil e Museu de Astronomia e Ciências Afins, além do Club de Regatas Vasco da Gama. Em 2010, vinte e três mil pessoas participaram da programação.

topo

 

Agenda

 


Doutorado em Museologia

O quê:
a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebem inscrições para a primeira turma de doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina, dentro do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS). São 10 vagas disponíveis para a turma de 2011. As vagas são divididas entre as linhas de pesquisa “Museu e Museologia” e “Museologia, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável”.

Quando:os interessados têm até o dia 24 de maio para se candidatarem.

Informações: o edital está publicado nos sites do MAST e da Unirio.

topo



Vida, obra e cotidiano de Benjamin Constant

O quê: exposição de longa duração, com visita guiada por 15 cômodos da casa de Benjamin Constant

Quando:16 a 22 de maio

Onde: Museu Casa de Benjamin Constant, Rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ

Informações: (21) 3970-1168/1177 ou mcbc@museus.gov.br

topo



Getúlio Damado – A Arte da Transformação

O quê:a exposição mostra o trabalho do artista carioca Getúlio Damado, que transforma sucata em arte. Ele começou seu projeto reinventando o bonde de Santa Tereza, todo de madeira reciclada, depois partiu para outros bonecos, que foram até usados como sinaleiros.

Quando: até 16 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita.

Onde:Museu Municipal de Itaquaquecetuba, Praça Padre João Álvares, 49, Centro, Itaquaquecetuba (SP)

Informações: (11) 4642-5076

topo



Com Açúcar e com Afeto

O quê:a mostra “Com Açúcar e Com Afeto” apresenta ao público um pouco mais da técnica naïf (ingênuo, em francês), considerada arte simples e espontânea, por meio de obras de artistas pioneiros da área no Brasil, entre eles Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Iracema e Júlio Martins da Silva. A exposição aborda, principalmente, as etapas do cultivo da cana-de-açúcar e de outras culturas, desde o plantio até a industrialização.

Quando:até 25 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h

Onde: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, Rua São Bento,794, Centro, Araraquara(SP)

Informações: (16) 3322-2770

topo



A Química do Cotidiano

O quê: a mostra faz parte das ações visando lembrar o Ano Internacional da Química, que foi instituído pela Unesco. Os visitantes serão recepcionados no museu por químicos e participarão também de experiências químicas e atividades interativas, dinâmicas e jogos.

Quando: até 22 de julho, de segunda a sexta-feira.

Onde: Museu de Arte Moderna de Resende, Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, Centro, Resende (RJ)

Informações:mam.resende@gmail.com

topo



Roda de Viola sob as Bênçãos da Lua Cheia

O quê: roda de viola relembrando a tradição dos tropeiros, com ritual do fogo, além de Estaladores de Chicotes, Meninos do Berrante, Lavadeiras, Meninos Trovadores.

Quando: 14 de maio, às 21h

Onde: Ipoema, distrito de Itabira (MG), Estrada Real

Informações: (31) 3833-9254

topo



Debret – Viagem ao Sul do Brasil

O quê: a mostra reúne 60 aquarelas e desenhos, realizados pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, que chegou ao Brasil em 1816, integrando a Missão Artística Francesa, e aqui permaneceu por 15 anos. Todo o conjunto pertence ao acervo dos Museus Castro Maya, detentor da maior coleção de obras de Debret existente no Brasil.

Quando: 04/05 a 19/06, de terça a domingo.

Onde: Caixa Cultural São Paulo. Av. Paulista, 2083.

Informações: (11) 3321-4400 ou www.caixa.gov.br/caixacultural

topo



Miragens

O quê: exposição de obras de 19 artistas contemporâneos com origens em países do Oriente Médio, norte da África e diáspora.

Quando: 11/05 a 8/06

Onde: CCBB Brasília (SCES, Trecho 2, Conjunto 22)

Informações: (61) 3310-7087

topo

Cursos e Oficinas

 



Museu e Arquitetura

O quê: Mesa redonda homenageando a 9ª Semana de Museus com o tema “Museu e Arquitetura”, com Ione Carvalho, Maria Cecília Gabriele e Pedro Paulo Palazzo.

Quando: 18 de maio, das 14h às 17h30

Onde: Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, ICC Ala Norte, Bloco A, Universidade de Brasília, Brasília (DF)

Informações:(61)3307-2450 ou www.unb.br/fau

topo


Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais

O quê: o evento tem como objetivo proporcionar a difusão de informação e a discussão para o desenvolvimento de base conceitual, referenciais teóricos e instrumentos metodológicos para integração da temática acessibilidade no contexto da Museológica, Arquitetura, Design de Produto e do Design Visual, entre outros.

Quando: 17,18 e 19 de maio

Onde:Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura, Rua Sarmento Leite, 320, Porto Alegre(RS)

Informações:(51) 33084220 ou acessibilidadecultural.ufrgs@gmail.com ou http://acessibilidadecultural.wordpress.com

topo


História do Cinema: a escrita da luz

O quê: curso gratuito sobre a história do cinema, do cinematógrafo à era digital. A atividade prevê a apresentação de um programa de estudos sobre a História do Cinema e o desenvolvimento da noção da linguagem cinematográfica como meio de expressão artística.

Quando: encontros quinzenais, de 19 de maio a 15 de dezembro, das 18h30 às 21h30

Onde:Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Rua dos Andradas, 959, Centro, Porto Alegre(RS)

Informações: (51) 3227-8630

topo


Museu Estratégico – Planejamento Cotidiano + Memória

O quê: o encontro discute a importância do planejamento nas instituições para o exercício do direito à memória e a responsabilidade de preservá-la, garantindo às gerações futuras o exercício pleno desse direito. O evento é promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Quando: 18 de maio, das 14h às 18h

Onde:Hotel St. Peter, Setor Hoteleiro Sul, Brasília (DF)

Informações:seesp@tse.jus.br

topo


Museus e Comunidades

O quê: encontro entre museus e comunidade, abrindo o diálogo com pesquisadores do campo da museologia social, gestores de museus, lideranças comunitárias, educadores e, especialmente, os jovens das comunidades.

Quando: 19 e 20 de maio

Onde:Auditório do Centro Dragão do Mar, Fortaleza (CE)

Informações: (85)3488-8621 ou www.dragaodomar.org.br

topo


3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural

O quê: Congresso de jornalismo que, em quatro dias, irá discutir temas ligados às relações das linguagens artísticas com o jornalismo, além de questões de responsabilidade de imprensa, o papel da televisão no âmbito da cultura, entre outros.

Quando: 17 a 20 de maio. Inscrições nas centrais de atendimento do SESC SP até 17 de maio ou até o limite das vagas

Onde:SESC Vila Mariana (R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, SP)

Informações:www.sescsp.org.br

topo

 









Imprimir o boletim

 

 


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br – com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 

 

 

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days