Boletim Ibram nº 350

 

Boletim eletrônico Nº 350-ano VIII – 29/04/2011 a 5/05/2011
    www.museus.gov.br

 

Notícias


Ibram divulga programação da 9ª Semana de Museus

 

Victor Meirelles recebe inscrições para oficinas da 9ª Semana de Museus
Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos inclui peça furtada de museu de MG
Museu Casa de Pedro Américo recebe obra restaurada pelo MNBA
Prêmio Educação e museus: inscrições abertas até 9 de maio
Homenagem aos inconfidentes marca comemorações de 21 de abril
Presidente do Ibram participa de jornada de cooperação ibero-americana
Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras no Planalto termina dia 5
BID abre inscrições ao Prêmio Juscelino Kubitschek

 

Agenda

 

Sinopse – Gerhard Richter 
Cineclube Casa da Hera  
Ecoclube Manoel da Silva Rebello
Tancredo e a Redemocratização Brasileira 
Elos da Lusofonia
Rio Harp Festival – Música no Museu
História através da música
A história das histórias em quadrinhos
Alfredo, Eleonore, Fang e Mira
Chorinho no Forte

 

cursos e oficinas

 

Oficina Portifólio de Artistas
Concurso público para museólogo
Arte de contar histórias
 

Links

 

www.ibermuseus.org
www.cofem.org.br
www.icom.org.br
forummuseusuniversitarios
www.museologia.org.br
unirio.br/jovemmuseologia
museusdepernambuco
ww.abracor.com.br/novosite
www.corem1r.com
www.museusdorio.com.br
museucasaalcantara.blogspot.com
 

 

notícias


Ibram divulga programação completa da 9ª Semana de Museus

 

 

A programação completa da 9ª Semana de Museus já pode ser consultada na página do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) na internet. A publicação traz informações sobre os cerca de 3 mil eventos programados pelos museus participantes em mais de 500 cidades de todos os estados do país.

A 9ª Semana será realizada de 16 a 22 de maio com o tema Museu e Memória e terá participação recorde: 1.006 museus e instituições culturais integrarão a programação, oferecendo eventos como exposições, oficinas, espetáculos, seminários, exibição de filmes e outras atrações. Veja aqui a programação completa

topo



Victor Meirelles recebe inscrições para oficinas da 9ª Semana de Museus

 

O Museu Victor Meirelles/Ibram de Florianópolis está com inscrições abertas para as oficinas que serão realizadas durante a 9ª Semana de Museus. As oficinas acontecem entre os dias 16 e 22 de maio, no período da tarde. Os interessados devem fazer a pré-inscrição até o dia 11 de maio.

A programação é gratuita e tem como público-alvo professores, profissionais de museus, pesquisadores, historiadores, artistas visuais, estudantes e o público geral. Serão 40 vagas disponibilizadas para cada oficina.

Mais informações no blog do museu: museuvictormeirelles.blogspot.com

topo



Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos inclui peça furtada de museu de MG

 

Depois de ler nota no boletim eletrônico do Ibram sobre o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos, a Casa de Cultura e Museu Histórico Aurélio Dolabella, em Santa Luzia (MG), entrou em contato com a Coordenação de Patrimônio Museológico do Ibram para denunciar o furto de uma peça do museu, uma escultura religiosa (foto).

A peça, furtada em 4 de janeiro de 2001, pertencia ao acervo do Hospital São João de Deus e estava cedida em comodato ao museu. A obra é um anjo em madeira que deve ter sido esculpido entre 1750 e 1800.


O que é o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos – O Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos reúne informações sobre os acervos desaparecidos pertencentes aos museus localizados em todo o território nacional, com o objetivo de possibilitar o rastreamento, a localização e a recuperação desses bens.

O Cadastro pode ser acessado pelo endereço www.museus.gov.br/desaparecidos
Em caso de desaparecimento (furto ou roubo), o museu deve entrar em contato com
a Coordenação de Patrimônio Museológico/Departamento de Processos Museais do Ibram, pelo endereço eletrônico bensdesaparecidos@museus.gov.br ou pelos telefones (61) 2024-4410 ou (61) 2024-4426

topo



Museu Casa de Pedro Américo recebe obra restaurada pelo MNBA

 

O Museu Casa de Pedro Américo será reinaugurado no dia 29 de abril, em Areia (PB), dia do aniversário do pintor. Para prestigiar o evento, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram, do Rio de Janeiro, vai entregar ao museu paraibano a tela Cristo Morto, pintada por Pedro Américo. A tela, pertencente ao acervo da Casa, foi restaurada por especialistas do MNBA no Rio de Janeiro. A entrega será feita pela diretora do MNBA, Monica Xexéo.

Pedro Américo é uma das estrelas da Galeria de Arte Brasileira do Século XIX, reaberta em fevereiro no Museu Nacional de Belas Artes, e que abriga ícones da arte brasileira como Batalha do Avai e Carioca, produzidas por ele. Há anos, o museu carioca desenvolve parceria com o Museu Casa de Pedro Américo, envolvendo a troca de conhecimento e serviços.

As comemorações, dentro da programação As cores de abril 2011, incluem palestra de Monica Xexéo e do museólogo Pedro Xexéo, além de oficinas desenvolvidas pelos técnicos do MNBA Nancy de Castro Nunes e Gilson Gemente.

topo

Prêmio Educação e museus: inscrições abertas até 9 de maio

Termina no dia 9 de maio o prazo para inscrições ao II Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus. Podem se inscrever museus e instituições culturais do Brasil e dos demais países da Ibero-américa. Promovido pelo Ibermuseus (programa intergovernamental de cooperação cultural presidido pelo Brasil), o prêmio selecionará boas práticas de ações educativas no campo museal.

O prêmio é composto de duas categorias. A categoria Banco de Boas Práticas seleciona projetos (em andamento ou já concluídos) de museus e instituições afins, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que tenham experiência nas áreas de interseção de educação e museus. Os projetos inscritos devem ter sido iniciados antes de 2011.

A categoria Incubadora de Projetos em Ação Educativa seleciona projetos ainda não implementados. Podem participar museus públicos ou privados e instituições afins (escolas, associações, fundações, organizações não governamentais e centros culturais, de pesquisa ou comunitários, entre outros). Saiba mais sobre o prêmio

topo



Homenagem aos inconfidentes marca comemorações de 21 de abril

 

Com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o Museu da Inconfidência/Ibram, em Ouro Preto (MG), promoveu, no último dia 21, o sepultamento das ossadas recentemente identificadas de três inconfidentes mineiros – José de Resende Costa, Domingos Vidal de Barbosa e João Dias da Mota. A cerimônia ocorreu no Panteão do Museu da Inconfidência e contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e do diretor do museu, Rui Mourão.

Moradores do município de Resende Costa (MG) também renderam homenagem ao inconfidente José de Resende Costa (pai), um dos três conjurados sepultados no Panteão. Os resende-costenses destacaram a importância de Resende Costa e de seu filho. Os dois viveram e desenvolveram suas atividades na localidade de Arraial da Laje que, ao ser emancipada, em 1912, homenageou-os, dando seu nome ao município.

topo



Presidente do Ibram participa de jornada de cooperação ibero-americana

 

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, participa na próxima semana, em Portugal, do seminário Os Dias do Desenvolvimento – Jornada de Cooperação Ibero-americana. O seminário acontece em 5 e 6 de maio no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Nascimento, que também preside o Programa Ibermuseus, participará do painel Programas Culturais e Sociais Ibero-americanos.

Antes, em Paris, na França, o presidente do Ibram e do Ibermuseus terá reuniões com dirigentes da Unesco, do International Council of Museums (Icom) e da direção geral de Patrimônio do Ministério da Cultura francês. Entre outros temas, o dirigente brasileiro vai discutir a proposta de implementação, no âmbito da Unesco, de uma Convenção para a Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções.

A organização da 23º Conferência do Icom na cidade do Rio de Janeiro, em 2013, será outro assunto a ser debatido nos encontros. Esta será a primeira vez que o Brasil sediará o encontro mundial do Icom.

topo

Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras no Planalto termina dia 5

Últimos dias para a visitação da exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras. A mostra, composta por obras do século 20 de artistas que se destacaram na luta pela emancipação e inserção da mulher no movimento cultural, termina no dia 5 de maio. Montada no segundo andar do Palácio do Planalto, a exposição está aberta das 10h às 16h e das 18h às 20h, inclusive nos fins de semana.

As obras integram os acervos do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu da República, do Museu da Chácara do Céu (todos integrantes do Ibram), da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Museu de Arte Brasiliense e Museu de Arte Brasileira. Há trabalhos de Tarsila do Amaral, Djanira, Anita Malfatti, Georgina de Albuquerque e Lygia Pape, entre outras.

topo



BID abre inscrições ao Prêmio Juscelino Kubitschek

 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abriu a 2ª edição do Premio Juscelino Kubitschek – Mérito al Desarrollo Regional de América Latina y el Caribe, destinado a instituições que colaboraram de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social da América Latina e Caribe nas seguintes categorias: Economia e Finanças; Social, Cultural e Científica.

O prazo para inscrições vai até 17 de junho de 2011. O prêmio reconhecerá instituições que se destacaram durante o biênio 2009-2010. As instituições candidatas podem ser instituições acadêmicas ou de pesquisa, ou centros culturais.

Mais informações poderão ser obtidas em www.iadb.org/jk

topo

 

Agenda

 


Sinopse – Gerhard Richter

 

 O quê:
mostra do pintor alemão Gerhard Richter, com 27 telas escolhidas por ele, reunindo todas as fases de sua criação, com trabalhos de fotografia-pintura que datam dos anos de 1960 até as pinturas abstratas das décadas de 1980 e 1990. A curadoria é do próprio artista e de Götz Adriani.

Quando:5 de maio a 12 de junho, diariamente das 9h às 21h

Onde:Caixa Cultural Brasília, Galeria Vitrine, SBS, Quadra 4, Lote 3/4, Brasília(DF)
Informações: ((61) 3206-9448 ou www.caixa.gov.br/caixacultural

topo



Cineclube Casa da Hera

 

O quê: o Cineclube contribui para tornar o museu um espaço para debate e troca de informações sobre filmes, seus contextos históricos, roteiros e elenco, além de permitir a apropriação do espaço pelo público adolescente. O Cineclube acontece sempre na primeira terça-feira de cada mês. Em maio, o filme exibido será Tropa de Elite 2.

Quando:3 de maio, às 14 h

Onde: Museu Casa da Hera, Rua Dr. Fernandes Júnior, nº 160, Centro, Vassouras(RJ)  

Informações: (24)2471-2961 ou casadahera@museus.gov.br

 

topo



Ecoclube Manoel da Silva Rebello

 

O quê:o Ecoclube é destinado a alunos das séries de Ensino Fundamental I. Os encontros ocorrem na Chácara da Hera, nos primeiros sábados de cada mês, às 14h, sob a orientação de monitores multidisciplinares. No próximo encontro, as crianças darão início ao cultivo de hortaliças em uma horta mandala.

Quando: 7 de maio, às 14 h

Onde:Museu Casa da Hera, Rua Dr. Fernandes Júnior, nº 160, Centro, Vassouras(RJ)

Informações: (24)2471-2961 ou casadahera@museus.gov.br

topo



Tancredo e a Redemocratização Brasileira

 

O quê:no ano em que se comemora o centenário de nascimento de Tancredo Neves, a exposição analisa um dos períodos mais emblemáticos da nossa história política e o papel do principal artífice do processo de restauração democrática do Brasil, após o regime de exceção que vigorou por 21 anos, de 1964 a 1985

Quando:até 1° de maio

Onde: Museu Regional de São João Del-Rei. Rua Marechal Deodoro, 12, Centro, São João Del-Rei (MG)

Informações: (32)3371-7242

topo



Elos da Lusofonia

 

O quê: exposição de cerca de 200 obras, entre fotografias, esculturas, pinturas e bidimensionais, que representam todos os países de língua portuguesa. As obras são de artistas contemporâneos do Brasil, de Portugal e de Angola.

Quando: até 29 de maio, de terça a domingo, das 10h às 17h

Onde: Museu Afro Brasil. Parque do Ibirapuera, Portão 10, São Paulo(SP)

Informações: (11) 3320-8900 ou www.museuafrobrasil.org.br

topo



Rio Harp Festival – Música no Museu

 

O quê: RioHarpFestival é a maior série de concertos de harpa no Brasil e uma derivação do projeto Música no Museu, em seus concertos de outono. Ganhou importância internacional e, hoje, é um dos maiores festivais de harpa do mundo.

Quando: 1° a 31 de maio

Onde: diversos pontos do Rio de Janeiro, tais como Ilha Fiscal, Corcovado, Real Gabinete Português de Leitura, estações do Metrô

Informações: (21) 2253-8645 e 2233-6711 ou www.musicanomuseu.com.br

topo



História através da música

 

O quê: professores de história e de música contam a história do Brasil por meio de interpretações de músicas e personagens históricos.

Quando: quartas e quintas, às 19h, até 19 de maio

Onde: Centro Cultural da Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

Informações: (21) 3261-2550 ou www.historiaatravesdamusica.wordpress.com

topo



A história das histórias em quadrinhos

 

O quê: a exposição sobre a trajetória dos quadrinhos nacionais e internacionais, apresentando personagens e séries antigas que marcaram crianças e jovens e continuam queridos entre colecionadores e fãs. Entrada gratuita.

Quando: até 31 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h

Onde: Biblioteca Municipal Miguel Nayme, Rua Bandeira Vilela, 559, São Simão (SP)

Informações: www.acamportinari.org

topo



Alfredo, Eleonore, Fang e Mira

 

O quê: a exposição apresenta 23 pinturas dos quatro artistas que dão nome à mostra. Entrada franca.

Quando: até dia 15 de maio, terças e quintas, das 10h às 20h, quartas e sextas, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Onde: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo (SP)

Informações: (11)3091-3039 ou www.mac.usp.br/mac

topo



Chorinho no Forte

 

O quê: apresentação de show de chorinho no Forte de Copacabana

Quando: 1° e 8 de maio, das 17h30 às 19h30

Onde: Alameda Octávio Corrêa, Forte de Copacabana, Av. Atlântica, Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)

Informações: 21 2521-1032 ou www.fortedecopacabana.com

topo

 

Cursos e Oficinas

 



Oficina Portifólio de Artistas

 

O quê: curso com três horas de duração dedicadas a artistas que desejem melhorar a apresentação de seus trabalhos, com fins de elaboração de projetos

Quando: 5 de maio, das 19h às 22h

Onde: Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis (SC)

Informações:(48) 3222-0692 ou mvm.ac@museus.gov.br

topo


Concurso público para museólogo

 

O quê: a Prefeitura de São Carlos (SP) lança concurso para o preenchimento de cadastro reserva para o cargo de museólogo

Quando: as inscrições devem ser realizadas via internet pelo site www.vunesp.com.br, até 16h do dia 3 de maio

topo

Arte de contar histórias

O quê: curso em dois encontros, ministrado por Ana Luisa Lacombe

Quando: 5 e 12 de maio, das 20h às 22h

Onde:Fundação Ema Klabin, Rua Portugal, 43, São Paulo (SP)

Informações: (11)2307-0767

topo

 

 

 


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br – com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 

 
         
Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days