Boletim Ibram nº 348




 

Boletim eletrônico Nº 348-ano VIII – 8/04/2011 a 14/04/2011
www.museus.gov.br

 

notícias

 

Brasil integra ranking internacional
de exposições
e museus mais visitados

 

Brasil integra ranking internacional
de exposições e museus mais visitados
Pela primeira vez, mostras brasileiras são citadas em ranking
Museu Imperial integra ranking de exposições mais visitadas
Museu Histórico Nacional também tem exposições ranqueadas
Unidades de conservação podem se tornar museus
Museu celebra Dia do Índio com homenagem
26 anos da morte de Cora Coralina
Museu Casa da Hera participa de festival cultural
Museu de Arqueologia premiará escolas na Semana de Museus
Brasil discutirá agenda cultural com países europeus durante Europália
Inscrições abertas para 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino
Fórum de Museus do Rio de Janeiro é adiado

agenda

 

 

Música no Museu


República do Saber


A Lírica da Cor, de Leo Fisscher


Domingo com Arte
Visita guiada ao Museu do Cangaço

 

Olho do Céu
Papéis Brasileiros: A Arte da Gravura – Coleção MASP
Getúlio Damado – A Arte da Transformação
História das Histórias em Quadrinho
Alma Pontagrossense

cursos e oficinas

 

 

Palestras no Museu da UFSC

links

 

 

 

www.ibermuseus.org
www.cofem.org.br
www.icom.org.br
forummuseusuniversitarios
www.museologia.org.br
unirio.br/jovemmuseologia
museusdepernambuco
ww.abracor.com.br/novosite
www.corem1r.com
www.museusdorio.com.br
museucasaalcantara.blogspot.com

 

notícias

 



Brasil integra ranking internacional
de exposições e museus mais visitados

 

A revista britânica The Art Newspaper divulgou nesta terça-feira (5) o resultado de ranking anual elaborado pela publicação sobre os museus e exposições mais visitados do mundo. A lista traz museus e exposições de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília entre aqueles que atraíram maiores públicos em 2010. Esta é a primeira vez que o Brasil participa da pesquisa, que, no país, foi coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura).

Com um público total de 535 mil visitantes, a 29ª Bienal de São Paulo, realizada entre os dias 19 de setembro e 12 de dezembro, figura no ranking como a 12ª exposição mais visitada em todo o mundo no ano passado..

 

 

 

 

 

As exposições Islã (445.598 visitantes), Regina Silveira – Linha de Sombra (477.106) e Rebecca Horn (313.756), organizadas pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, vêm logo na sequência. O Mundo Mágico de Escher, do CCBB Brasília, e Expedição Langsdorff, do CCBB São Paulo, também aparecem no ranking entre as 100 mostras com maior público.

 

 

 

 

topo

 



Pela primeira vez, mostras brasileiras são citadas em ranking

A publicação The Art Newspaper, considerada uma das principais fontes internacionais de informação sobre arte, destaca que esta é a primeira vez que mostras brasileiras integram o ranking anual sobre os museus e exposições mais visitados do mundo. O levantamento completo pode ser acessado no site da revista

 

Há ainda menções a mostras brasileiras nos rankings temáticos divulgados pela revista, que citam exposições organizadas pelo Museu Imperial, de Petrópolis, e Museu Histórico Nacional, do Rio – ambos vinculados ao Ibram (veja notícia abaixo) –, além do Museu de Arte Moderna (SP), Museu de Artes e Ofícios (MG) e Instituto Itaú Cultural (SP).

O Ibram prepara para os próximos 45 dias o lançamento de um sistema de informação com os mesmos critérios adotados pela revista The Art Newspaper, que vai permitir o acompanhamento permanente de dados relativos à visitação dos principais museus e centros culturais brasileiros.

topo

 



Exposição do Museu Imperial é destacada no ranking

Entre as exposições apresentadas no ranking da revista The Art Newspaper está a mostra temporária Retratos no estrangeiro: o Brasil imperial nos ateliês franceses, realizada pelo Museu Imperial. A exposição esteve aberta ao público entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, fazendo parte das comemorações pelo Ano da França no Brasil. A mostra – com curadoria das historiadoras e pesquisadoras do Museu Imperial Maria de Fátima Moraes Argon e Maria Inez Turazzi – reuniu imagens assinadas por pintores, gravadores, litógrafos e fotógrafos franceses do século XIX.

O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., destaca a importância dessa citação. “A ocorrência da exposição Retratos no estrangeiro nesse ranking é um ativo para a imagem institucional do Museu Imperial e da cidade de Petrópolis, justamente em um período em que iniciamos a preparação para os eventos internacionais que o Rio de Janeiro e arredores estão prestes a receber”, afirmou.

topo



Museu Histórico Nacional também tem exposições ranqueadas

 

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, vinculado ao Ibram, também teve duas exposições citadas no ranking da revista The Art Newspaper: A Sedução do Oriente e DAJA: esculturas e relevos. As mostras contaram com acervo do museu.

A Sedução do Oriente: A arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional foi realizada em 2008 e usou obras em reserva técnica. A exposição DAJA: esculturas e relevos foi apresentada ao público de 2 de outubro de 2009 a 17 de janeiro de 2010, com 40 esculturas e relevos da artista plástica DAJA, Dirce de Assis Cavalcanti. De renome internacional, DAJA já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversos países, tais como China, Estados Unidos, França e México.

topo

 

Unidades de conservação podem se tornar museus

 

Representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e do Ministério do Meio Ambiente tiveram encontro nesta segunda-feira (4/4) para discutir uma aproximação conceitual entre Unidades de Conservação (UC) e museus, além da integração dos Cadastros Nacionais das duas instituições. Algumas unidades de conservação poderão ser consideradas também como unidades museológicas e passarem a ser incluídas no Cadastro Nacional de Museus. Internacionalmente, essa classificação de unidades de conservação como unidades museológicas é aceita pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

“Essa aproximação com o Ministério do Meio Ambiente é um sonho antigo, pois o Brasil vai dar um salto de qualidade importante ao considerar unidades de conservação como unidades museológicas”, afirmou Rose Miranda, coordenadora-geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram. Para a coordenadora do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), Helen Gurgel, a integração também vai ajudar a desmistificar as unidades de conservação, além de divulgá-las. “A maioria das UCs não imagina que pode ser considerada como museu”, disse Helen.

Atualmente, o Cadastro Nacional de Museus não possui unidade de conservação cadastrada, mas inclui instituições relacionadas ao meio ambiente e à preservação da natureza.

 

topo

 



Museu celebra Dia do Índio com homenagem

O Museu Índia Vanuíre (Tupã/SP) celebra o Dia do Índio mais cedo. De 12 a 20 de abril, o Museu realiza a 39ª Semana do Índio, com atividades que promovem um resgate da cultura e dos costumes indígenas. Entre os destaques da programação, estão exibição de vídeos e palestras, artesanato, além de uma exposição temporária.

A abertura da semana terá uma solenidade no mausoléu onde está enterrada a patronesse da instituição, Índia Vanuíre. Durante a cerimônia, os organizadores do evento prestam uma homenagem à índia Kaingang, destacando sua importância na pacificação entre brancos e índios no oeste paulista.Veja a programação

 

topo

 



26 anos da morte de Cora Coralina

 

(…) Recria tua vida, sempre, sempre.

Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha um poema.

E viverás no coração dos jovens

e na memória das gerações que hão de vir.

Cora Coralina

 

O dia 10 de abril marca os 26 anos da morte de Cora Coralina, poetisa goiana. Em homenagem a Cora, o Museu Casa de Cora Coralina, na Cidade de Goiás, promove uma jornada de estudos sobre a obra da poeta de 11 a 13 de abril na Unidade Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (UEG). No dia 10 de abril às 19h, será celebrada uma missa na Catedral de Santana, relembrando a artista.

“É importante salientar que são 26 anos de ausência de Cora, mas sua memória está presente também no museu, que foi a casa dela, hoje revitalizado para preservar a obra da artista”, disse a diretora do museu, Marlene Velasco.

 

topo



Museu Casa da Hera participa de festival cultural

Entre os dias 1º e 10 de abril, o Festival Café, Cachaça e Chorinho anima Vassouras e região. O Museu Casa da Hera faz parte da programação do evento, com diversas atividades.

É um importante momento para o Museu que, com essa ação, se integra em definitivo no calendário cultural da cidade. Os dias serão movimentados, com muitos projetos culturais e educativos ocorrendo simultaneamente no Museu e na Chácara.Confira a programação

 

topo



Museu de Arqueologia premiará escolas na Semana de Museus

O Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco está convidando 60 escolas para participarem com seus alunos da 9ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 20 de maio.

Serão concedidos troféus às três primeiras escolas colocadas e medalhas aos alunos das equipes premiadas em 1º, 2º e 3º lugares. Os professores responsáveis pelas equipes participantes receberão certificados de participação no evento.

As inscrições podem ser feitas até 29 de abril no Laboratório de Arqueologia da Unicap (Bloco G, 2º andar, Sala 202), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelo fone 2119.4192. Consulte o regulamento para apresentação dos trabalhos.

 

topo



Brasil discutirá agenda cultural com países europeus durante Europália

Representantes da Comissão Europeia na Área da Cultura estiveram reunidos na tarde de segunda-feira, 4 de abril, com a ministra Ana de Hollanda e dirigentes do Ministério da Cultura (MinC) com o objetivo de iniciar o planejamento de uma agenda de intercâmbios culturais entre Brasil e União Europeia para os próximos anos. A pauta deverá ser consolidada durante a conferência sobre Cultura, no Europália, com a presença da ministra Ana de Hollanda. Na ocasião, também deverá ocorrer a revisão do Plano de Ação Conjunta para a Área Cultural, entre o Brasil e a União Europeia, modernizando os acordos no setor.

A delegação veio chefiada pela nova Comissária para Educação e Cultura da Comunidade Europeia, Androulla Vassiliou. Pelo lado brasileiro estavam presentes o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, a secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão, o secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, a secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, e o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura (MinC), Marcelo Dantas, entre outros.

 

topo

 


Inscrições abertas para 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino

Estão abertas, até 25 de abril, as inscrições para a 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino, realizada pelo Museu Olho Latino e pela prefeitura da Estância de Atibaia (SP). Os inscritos passarão por dois júris. O primeiro é responsável pela seleção das obras que irão participar do evento. O segundo distribuirá o total de R$ 15 mil em prêmios aquisitivos.

A Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino será inaugurada dia 14 de maio de 2011, no Centro de Convenções Victor Brecheret de Atibaia, SP. Informações em www.olholatino.com.br

 

topo

 


Fórum de Museus do Rio de Janeiro é adiado

A Superintendência de Museus do Estado do RJ, através de seu Sistema Estadual, SIM-RJ, informa que, por motivos operacionais da Secretaria de Cultura, adiou a realização do II Fórum Estadual dos Museus, que seria realizado nos dias 12 e 13 de abril.

Mais informações pelo e-mail sistemademuseus_rj@yahoo.com.br

 

topo

 

 

Agenda

 

 


Música no Museu

O quê:

concerto musical com Alessandro Crosta, flauta, e Nádia Testa, piano, apresentando peças de J.Andersen, S.Alassio, W. Popp, J.Offenbach

Quando:20 de abril, às 12h

Onde:Museu da República, Rua do Catete, 153, Rio de Janeiro (RJ)

Informações: (21) 3235-3693

 

topo

 



República do Saber

O quê: no Dia Nacional do Livro Infantil, lançamento do evento mensal República do Saber, para o público infantil ler, ouvir histórias e cantar

Quando:18 de abril, das 10 às 16h
Onde: Coreto do Museu da República, Rua do Catete, 153, Rio de Janeiro (RJ)
Informações:
(21) 3235-3693

 

 

topo



A Lírica da Cor, de Leo Fisscher

O quê: a cor e o geometrismo se impõem em 20 telas do pintor e fotógrafo holandês Leo Fisscher, com intrigantes possibilidades líricas de colorações, manchas e signos gráficos. Curadoria do poeta Carlos Dimuro

Quando: abertura em 14 de abril, às 18h. Visitação de 15 de abril até 15 de maio, de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Ingresso: R$ 5 (entrada gratuita aos domingos)

Onde:Sala Clarival Valladares do Museu Nacional de Belas Artes. Av. Rio Branco, 199, Cinelândia, Rio de Janeiro.

Informações:www.mnba.gov.br

 

 

topo



Domingo com Arte

O quê:exposição com técnicas de pintura, artesanato e esculturas produzidos em tempo real acompanhada de música instrumental ao vivo. Entrada gratuita

Quando: 24 de abril, das 10h às 12h

Onde: Museu Casa de Portinari, Praça Cândido Portinari, s/nº, Centro, Brodowski (SP)

Informações: (16) 3664-4284

 

topo



Visita guiada ao Museu do Cangaço

O quê: visitas guiadas para turmas da rede pública de ensino ao Museu do Cangaço, onde irão conhecer a história do cangaço, com apresentação de danças populares pernambucanas: Xaxado, Coco, Ciranda e exibição do documentário Virgolino: do homem ao mito. Serviço gratuito mediante agendamento

Onde: Museu do Cangaço, Vila Ferroviária, Serra Talhada (PE)

Informações: (87) 3831 3860 e www.cabrasdelampiao.com.br

 

 

topo

 



Olho do Céu

O quê: a mostra reúne 30 fotografias da Terra feitas por satélite e fornecidas pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), revelando imagens impressionantes da América do Sul e de regiões de todos os cantos do mundo. Câmeras supersensíveis registraram a Terra à noite, os Andes, o Rio de Janeiro, a baía de Guanabara e o sopé da Serra do Mar, entre outras. Entrada gratuita

Quando: até dia 18 de abril, de segunda a sexta-feira, de 9h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 17h

Onde: Biblioteca Nacional de Brasilia Setor Cultural Sul, lote 2, Brasília (DF)

Informações: (61)3325-6257 www.brasil.diplo.de

topo

 



Papéis Brasileiros: A Arte da Gravura – Coleção MASP

O quê: apresenta um primeiro movimento da figuração na gravura, tal como manifesta no acervo do MASP, e em seguida os movimentos da abstração e da nova figuração contemporânea. A exposição traz obras de Volpi, Tarsila, Babinski, Samico, Manezinho Araújo, Gruber, Jardim, Segall, Grassmann, Valentim, Hudinilson, Nelson Leirner e outros

Quando: até 1° de maio, de terça a domingo, das 11h às 18h, e às quintas, das 11h às 20h

Onde: : MASP, Avenida Paulista, 1578, São Paulo (SP)

Informações: (11) 3251-5644 www.masp.art.br

 

topo


Getúlio Damado – A Arte da Transformação

O quê: exposição do artista carioca Getúlio Damato, que transforma sucata em arte. Os objetos fazem parte de um circuito de arte popular no bairro de Santa Tereza Entrada gratuita

Quando:de 14 de abril a 16 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Onde: Museu Municipal de Itaquaquecetuba, Praça Padre João Álvares, 49, Centro, Itaquaquecetuba (SP)

Informações: (11)4642-5076

 

topo


História das Histórias em Quadrinho

O quê: o curador Álvaro Moyá relaciona a produção artística das HQs ao contexto histórico que originou suas criações e caracteriza os detalhes de traços e os argumentos usados pelos desenhistas na concepção de seu trabalho. Entrada gratuita

Quando:de 27 de abril a 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h

Onde: Biblioteca Municipal Miguel Nayme, Rua Bandeira Vilela, 559, São Simão (SP)

Informações: (16) 3984-2820

 

topo


Alma Pontagrossense

O quê: exposição itinerante de imagens e fotografias da zona urbana e rural da cidade de Ponta Grossa. A mostra percorrerá os principais hotéis da cidade, shoppings centers, eventos públicos, peças de teatro e museus durante todo o ano

Quando:até 7 de maio, a mostra fica no Museu Campos Gerais, Rua Engenheiro Schamber, 686, Ponta Grossa (PR)

Informações: (42) 3223-7766

 

topo

 

Cursos e Oficinas

 

 



Palestras no Museu da UFSC

O quê: apresentação de duas palestras sobre técnicas atuais capazes de diagnosticar os materiais que constituem as obras de arte e adotar procedimentos que garantam a sua durabilidade ao longo dos anos. O evento é aberto ao público e gratuito.

Quando: 11 de abril, às 17h

Onde: Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral – UFSC, Campus Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis (SC)

Informações: (48) 3721-8604

 









Imprimir o boletim

 

 


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br – com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 

 

 

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days