Conselheiros

Formado por oito representantes de entidades e 13 representantes da sociedade civil com notório conhecimento nos campos de atuação do Ibram, confira abaixo a composição do conselho para o período 2014-2018, cuja posse aconteceu no dia 11 de abril de 2014.

Entidades

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Andrey Rosenthal Schlee
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, é atual diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan e professor da Universidade de Brasília.

Fundação Nacional de Arte
Francisco de Assis Chaves Bastos 
Formado em Artes e Ciência da Comunicação pela Universidade de Brasília, é atual diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte. Foi diretor da Divisão de Audiovisual do Governo do Rio, assessor especial e curador do Museu Nacional de Belas Artes.

Fundação Cultural Palmares
Mariza Guimarães Dias
Museóloga, foi por mais de 30 anos responsável pelas coleções de arte africana e escultura do Museu Nacional de Belas Artes. Suas principais áreas e atuação são estudo da escultura, arte funerária, arte africana e arte afro- brasileira.

Fundação Nacional do Índio
José Carlos Levinho
Pós-graduado em Línguas Indígenas Brasileiras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é atualmente diretor do Museu do Índio.

Associação Brasileira de Museologia
Mário Souza Chagas
Graduado em Museologia pela Unirio, licenciado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Memória Social pela Unirio e doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Servidor do Ibram, exerce suas funções no Museu da República. Foi diretor do Departamento de Processos Museais deste instituto por quatro anos. É professor adjunto da Unirio e docente, conferencista e pesquisador da Universidade Lusófona de Lisboa.

Conselho Federal de Museologia
Maria Eugenia dos Santos Teixeira Saturni
Museóloga. Graduada em Artes Plásticas pela FAAP, com pós-graduação em Museologia e em Animação Sociocultural pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo é especialista em Formatação e Gestão de Projetos Culturais.

Comitê Brasileiro da História da Arte
Elisa de Souza Martinez
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. Mestre em Fine Arts pelo Pratt Institute, de Nova Iorque (EUA). Doutora em Intersemiose na Literatura e nas Artes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutora pela Universidade de Amsterdã, Holanda. É Professora Associada do Departamento de Artes Visuais e Coordenadora de Artes Visuais da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília.

Conselho Internacional de Museus
Maria Ignez Zuccon Mantovani Franco
Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado e doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa. É a atual Presidente do Conselho de Administração do Icom Brasil (2012-2015), vice-presidente e representante para a América Latina do Comitê Internacional de Museus de Cidade do Icom e diretora fundadora da empresa Expomus.

Representantes da Sociedade Civil

Angela Gutierrez
Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Marketing. É empresária, colecionadora de arte e empreendedora cultural. É presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, responsável pela gestão do Museu do Oratório e do Museu de Artes e Ofícios. Ex-Secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais, é membro do Conselho Consultivo do Iphan e do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, entre outros conselhos.

Antonio Carlos Mota de Lima
Mestre em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Paris-Sorbonne, é doutor em Antropologia na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, e pós-doutor na Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres. Foi fundador do curso de Museologia na Universidade Federal de Pernambuco, onde é diretor do centro de pesquisas avançadas sobre patrimônios culturais, museus e gestão cultural.

Fábio Luiz Pereira de Magalhães
Graduado em Museologia, é diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. Foi Secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Secretário de Cultura do Município de São Paulo, diretor presidente da Fundação Memorial da América Latina , diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e Conservador-Chefe do Masp.

Gaudêncio Cardoso Fidelis
Bacharel em Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Arte pela Universidade de Nova Iorque e doutor em História da Arte pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Atualmente é diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

João Candido Portinari
É Presidente da Associação Cultural Candido Portinari. Concebeu e implantou o Projeto Portinari, trabalho de levantamento catalogação, pesquisa e disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra e a vida do pintor Candido Portinari, premiado em diversas instituições.

João Maurício Ottoni Wanderley de Araújo Pinho
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é Presidente da Sociedade de Amigos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi o primeiro presidente do Museu de História e Arte do Estado do Rio de Janeiro, e da Fundação Casa França Brasil por duas vezes.

José Olympio da Veiga Pereira
É formado em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com MBA pela Escola de Negócios de Harvard. É Presidente do Banco Crédit Suisse no Brasil. É colecionador de arte, participa dos Conselhos Internacionais do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e da Tate Modern. É membro do Comitê de Aquisições da Fundação Cartier e do Patronato do Museu Rainha Sofia.

Leonel Kaz
É editor da Aprazível Edições e Arte. Foi Secretário de Cultura e Esporte do Estado do Rio. Fez a concepção curatorial do Museu de Arte do Rio, do Museu do Amanhã e do Museu do Futebol.

Maria Célia Teixeira Moura Santos
Museóloga, Mestre e Doutora em Educação. Foi professora do Curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Integra o corpo docente dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Museologia Social da Universidade Lusófona de Lisboa. Tem vários livros e artigos publicados, com enfoque nas áreas da Museologia, da Educação e da Gestão Museológica

Maria Cristina Oliveira Bruno
Museóloga – Professora Titular em Museologia – Diretora do Museu de Arqueologia e Etnologoia da Universidade de São Paulo – MAE/USP Licenciada em História pela Universidade Católica de Santos (1975), com três especializações em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Pequenos Museus,1978; Museus de Arte e História,1979 e Museus de Ciência e Técnica,1980); Mestre em História Social / Pré-História pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1995).

Paulo Herkenhoff
É diretor Cultural do Museu de Arte do Rio. Foi diretor do Museu Nacional de Belas Artes, curador Adjunto do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque , Curador Geral da 24ª Bienal de São Paulo e Curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio.

Ronaldo Martins Barbosa
Formado em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial . É diretor do Museu Vale desde 1998. Também mantém o Studio Ronaldo Barbosa, que desenvolve projetos museográficos.

Rosangela  Marques Britto
Professora 3º grau, Adjunto nível 4 da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Faculdade de Artes Visuais (FAV). Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA. Mestrado em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/MEC) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT), cursado no período de 2007-2009. Mestrado em Educação: Ensino Superior e Gestão Universitária pela Universidade da Amazônia, finalizado em 1998. Graduação em Arquitetura pela UFPA, em 1988.

Modesto Souza Barros Carvalhosa
Bacharel em direito e doutor em Direito Comercial e Econômico pela Universidade de São Paulo, onde atuou como professor Livre Docente. Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e membro do Conselho Consultivo do Iphan.

Presidente do conselho
Marcelo Araujo
Atual presidente do Ibram, Marcelo Mattos de Araujo é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, especialista em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, diretor do Museu Lasar Segall/Ibram e Secretário de Estado da Cultura de São Paulo.

Um comentário para “Conselheiros

  1. Prezado Sr. Angelo Oswaldo.

    Gostaria de cumprimentá-lo pela indicação de seu nome para a pasta da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Certamente a cultura em Minas só terá a ganhar com sua gestão.

    Cordialmente.
    Eliani Gladyr da Silva
    Coordenadora do Setor de Coleções Especiais
    Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days