Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus / Colegiado Setorial de Museus

O Sistema Brasileiro de Museus (SBM) é um marco na atuação das políticas públicas voltadas para o setor museológico, onde cumpre uma das premissas na Política Nacional de Museus (PNM). Criado pelo decreto n° 5.264, de 5 de novembro de 2004, e revogado pelo decreto nº 8.124, de 17 de outubro de 2013, que regulamentou o Estatuto de Museus, sua finalidade principal é facilitar o diálogo entre museus e instituições afins, objetivando a gestão integrada e o desenvolvimento dos museus, acervos e processos museológicos brasileiros.

Composto por representantes de sistemas de museus, conselhos e associações de classe, museus privados e comunitários, além de universidades, ministérios e autarquias vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC), o Comitê propicia ainda o fortalecimento e a criação dos sistemas regionais de museus, a institucionalização de novos sistemas estaduais e municipais e a articulação de redes temáticas de museus.

Em reunião realizada em 22 de setembro de 2014, o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) ratificou o Comitê Gestor do SBM como Colegiado Setorial no âmbito do CNPC, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

10 comentários para “Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus / Colegiado Setorial de Museus

1. Prezados Senhores,

Gostaria de saber se o Ibram poderia oferecer uma Oficina de Elaboração de Plano Museológico na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais. Esclareço que sou representante da Microrregião Ipatinga ( composta por 14 municípios ) e poderia articular a participação destes municípios além das demais microrregiões neste encontro. Como Diretora do Departamento de Cultura da cidade de Ipatinga podemos oferecer o apoio à equipe, através de hospedagem, bem como local de realização da atividade e divulgação da mesma. Reconhecemos a necessidade da elaboração do Plano para as unidades museológicas locais, porém, encontramos dificuldade junto aos gestores, especialmente na compreensão e desenvolvimento do mesmo.

Aguardamos reposta.

Atenciosamente,

Nilcinéia Amorim
    Diretora do Departamento de Cultura
    cultura@ipatinga.mg.gov.br
    nilcineia_amorim@yahoo.com.br

2. Há proposta e/ou programação para a retomada
    da capacitação em 2015?

O que foi feito do programa de oficinas ???

Fico no aguardo.

Fernando A. N. Lôbo

Coordenador Executivo do Sistema Alagoano de Museus/SAM

• Bom dia! O Ibram está revendo o seu programação de formação: aguarde novidades nos próximos meses: obrigado!

3. Enviei minha dúvida para o faleconosco mas não obtive resposta, como faço para conseguir solucionar meu problema de forma mais rápida. Atenciosamente.

4. Boa tarde!
    Favor enviar-me um Nº de telefone que eu possa contactar com o IBRAM.
    Muito obrigada.

Márcia

5. Boa tarde!
    Favor enviar-me um Nº de telefone que eu possa contactar com o IBRAM.
    Muito obrigada, pois o que consta abaixo não atende.

Márcia