Semana Nacional de Museus

A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Tema

A cada ano, o ICOM (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o mote norteador das atividades da Semana de Museus.

Objetivos

  • Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros.
  •  Aumentar o público visitante.
  •  Intensificar a relação dos museus com a sociedade.


Resultados

  •  Participação dos museus: aumento médio de 25% ao ano desde a primeira edição.*
  •  Número de eventos cadastrados: aumento médio de 23% ao ano.
  •  Aumento de público: aumento de 103% do número de visitantes em relação à semana anterior ao evento.**


Impactos**

  •  Fortalecimento da imagem do museu.
  •  Aumento de visibilidade do museu.
  •  Maior envolvimento do museu com a comunidade.
  •  Aumento de público.
  •  Incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano.
  • Motivação para propostas de novos projetos e atividades.
  •  Reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais.
  •  Integração com os demais museus do país.
  •  Dinamização da economia local.

Quadro evolutivo

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*A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Em 2015, sua 13ª edição conta com a participação de 1.378 museus e 4.570 eventos.

**Fonte: Pesquisa de impacto socioeconômico da Semana Nacional de Museus, disponível em http://www.museus.gov.br/os-museus/economia-de-museus/