Semana Nacional de Museus

A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Tema

A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus.

Objetivos

  • Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros;
  •  Aumentar o público visitante;
  •  Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Resultados

  •  Participação dos museus: aumento médio de 25% ao ano desde a primeira edição*;
  •  Número de eventos cadastrados: aumento médio de 23% ao ano;
  •  Aumento de público: aumento de 103% do número de visitantes em relação à semana anterior ao evento**.

Impactos**

  •  Fortalecimento da imagem do museu;
  •  Aumento da visibilidade do museu;
  •  Maior envolvimento do museu com a comunidade;
  •  Aumento de público;
  •  Incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano;
  •  Motivação para propostas de novos projetos e atividades;
  •  Reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais;
  •  Integração com os demais museus do país;
  •  Dinamização da economia local.

Quadro evolutivo

Acesse os dados relativos a todas as edições da Semana Nacional de Museus: 2003-2017 (Quadro evolutivo)

*A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Em 2017, sua 15ª edição contou com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos.
**Fonte: Pesquisa de impacto socioeconômico da Semana Nacional de Museus, disponível em http://www.museus.gov.br/os-museus/economia-de-museus/