Formulário de Visitação Mensal (FVM)

Também em cumprimento ao que determina o Decreto n° 8.124/2013, artigo 4°, inciso VIII e Lei 11.904/2009, artigo 36, o Formulário de Visitação Mensal Hands_dark-2(FVM) foi criado para que os museus sob a tutela do Instituto Brasileiro de Museus pudessem informar ao Instituto seu quantitativo de visitação mensal de forma padronizada e organizada.

Histórico

Esta prática – contagem e envio do quantitativo mensal de visitação – foi implantada pelo então Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), hoje Ibram.

Devido à importância atribuída a esses dados, esses quantitativos passaram a ser utilizados como referenciais/indicadores para avaliação institucional, compondo, entre outras coisas, metas institucionais que impactam, por exemplo, sobre a Gratificação de Desempenho da Atividade Cultural (GDAC) dos servidores do Instituto.

A fim de conferir padronização às informações fornecidas e, dessa forma, permitir comparabilidade entre os dados dos diferentes museus, em dezembro de 2013 o registro do quantitativo de público dos 29 museus administrados diretamente pelo Ibram passou a ser feito através da plataforma “Enquetes Ibram”. Trata-se de uma ferramenta online que permite a criação de formulários e o armazenamento das informações inseridas, de modo que possam ser acessadas, compiladas e utilizadas pelo Instituto sempre que necessário, cabendo aos seus usuários – os museus – o preenchimento mensal do questionário.

Por que criar o FVM?

Além de facilitar e padronizar o envio dos dados, o FVM também torna dispensável a confecção de memorandos, o envio de e-mails por parte dos museus e o contato intempestivo do Instituto para obtenção das informações de público. Dessa forma, o instrumento além de ser mais amigável e acessível, contribui para o aprimoramento dos processos de comunicação entre o Ibram (Sede Brasília) e as suas unidades museológicas.

Banner FVM - Randomico

O formulário, chamado Formulário de Visitação Mensal (FVM), ainda ganhou uma identidade visual, incorporada à plataforma online, e é disponibilizado exclusivamente na extranet (ambiente virtual de acesso restrito aos servidores e órgãos componentes do Ibram.

A consolidação de um formulário para o acompanhamento do quantitativo de público dos museus do Ibram estabelece, portanto, padrões de coleta e processamento de dados referentes aos visitantes destas instituições. Por meio do estímulo à prática de contagem dos visitantes pelos museus e o uso desses dados para alimentar instrumentos como o relatório anual de gestão tanto das unidades museológicas como do próprio Instituto, o FVM contribui para o desenvolvimento de ações desta autarquia.

Acesse

Aqui você poderá encontrar as informações coletadas (a partir de 2011), além de outros detalhes e leituras possíveis a partir desses dados. Espera-se, deste modo, contribuir para o crescimento dos museus brasileiros e para a melhoria da gestão desses espaços, auxiliando na criação de estratégias para melhor atender, acolher e cativar o seu público.

Visitação 2016 - atualizada em 03/04/2017

Visitação 2015

Visitação 2014 

Visitação 2013

Visitação 2012 

Visitação 2011

Confira também o Relatório Geral de Visitação aos Museus Ibram – 2011 a 2015 (atualizado em 23 de fevereiro de 2017).

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Entenda como funciona o FVM

Fluxo FVM 28_06

Clique na imagem para ampliar

4 comentários para “Formulário de Visitação Mensal (FVM)

  1. Gostaríamos de participar da contagem de visitação mensal, nosso município é Pantano Grande e nosso museu: MUSEU MUNICIPAL ÉRICO MÁRIO RAABE.

  2. Gostaria de saber quando disponibilizarão os resultados de 2016 dos demais museus!
    Grata,
    Obs.: Estou repetindo a pergunta pois vi que só os museus do Ibram foram contemplados no relatório de 2016.
    Conceição Wanderley

    • Boa tarde! Os dados relativos ao FVA 2016 ainda estão sendo processados pelo Ibram. Tão logo as informações estejam consolidadas,faremos ampla divulgação: obrigado!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days