Formulário de Visitação Mensal (FVM)

Também em cumprimento ao que determina o Decreto n° 8.124/2013, artigo 4°, inciso VIII e Lei 11.904/2009, artigo 36, o Formulário de Visitação Mensal Hands_dark-2(FVM) foi criado para que os museus sob a tutela do Instituto Brasileiro de Museus pudessem informar ao Instituto seu quantitativo de visitação mensal de forma padronizada e organizada.

Histórico

Esta prática – contagem e envio do quantitativo mensal de visitação – foi implantada pelo então Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), hoje Ibram.

Devido à importância atribuída a esses dados, esses quantitativos passaram a ser utilizados como referenciais/indicadores para avaliação institucional, compondo, entre outras coisas, metas institucionais que impactam, por exemplo, sobre a Gratificação de Desempenho da Atividade Cultural (GDAC) dos servidores do Instituto.

A fim de conferir padronização às informações fornecidas e, dessa forma, permitir comparabilidade entre os dados dos diferentes museus, em dezembro de 2013 o registro do quantitativo de público dos 29 museus administrados diretamente pelo Ibram passou a ser feito através da plataforma “Enquetes Ibram”. Trata-se de uma ferramenta online que permite a criação de formulários e o armazenamento das informações inseridas, de modo que possam ser acessadas, compiladas e utilizadas pelo Instituto sempre que necessário, cabendo aos seus usuários – os museus – o preenchimento mensal do questionário.

Por que criar o FVM?

Além de facilitar e padronizar o envio dos dados, o FVM também torna dispensável a confecção de memorandos, o envio de e-mails por parte dos museus e o contato intempestivo do Instituto para obtenção das informações de público. Dessa forma, o instrumento além de ser mais amigável e acessível, contribui para o aprimoramento dos processos de comunicação entre o Ibram (Sede Brasília) e as suas unidades museológicas.

Banner FVM - Randomico

O formulário, chamado Formulário de Visitação Mensal (FVM), ainda ganhou uma identidade visual, incorporada à plataforma online, e é disponibilizado exclusivamente na extranet (ambiente virtual de acesso restrito aos servidores e órgãos componentes do Ibram.

A consolidação de um formulário para o acompanhamento do quantitativo de público dos museus do Ibram estabelece, portanto, padrões de coleta e processamento de dados referentes aos visitantes destas instituições. Por meio do estímulo à prática de contagem dos visitantes pelos museus e o uso desses dados para alimentar instrumentos como o relatório anual de gestão tanto das unidades museológicas como do próprio Instituto, o FVM contribui para o desenvolvimento de ações desta autarquia.

Acesse

Aqui você poderá encontrar as informações coletadas (a partir de 2011), além de outros detalhes e leituras possíveis a partir desses dados. Espera-se, deste modo, contribuir para o crescimento dos museus brasileiros e para a melhoria da gestão desses espaços, auxiliando na criação de estratégias para melhor atender, acolher e cativar o seu público.

Visitação 2016 - atualizada em 03/04/2017

Visitação 2015

Visitação 2014

Visitação 2013

Visitação 2012

Visitação 2011

Confira também o Relatório Geral de Visitação aos Museus Ibram – 2011 a 2015 (atualizado em 23 de fevereiro de 2017).

Entenda como funciona o FVM

Fluxo FVM 28_06

4 comentários para “Formulário de Visitação Mensal (FVM)

1. Gostaríamos de participar da contagem de visitação mensal, nosso município é Pantano Grande e nosso museu: MUSEU MUNICIPAL ÉRICO MÁRIO RAABE.

2. Gostaria de saber quando disponibilizarão os resultados de 2016 dos demais museus!
    Grata,
    Obs.: Estou repetindo a pergunta pois vi que só os museus do Ibram foram contemplados no relatório de 2016.
    Conceição Wanderley

• Boa tarde! Os dados relativos ao FVA 2016 ainda estão sendo processados pelo Ibram. Tão logo as informações estejam consolidadas,faremos ampla divulgação: obrigado!