3º Fórum Nacional de Museus (2008)

Foto: Acervo Ibram

Foto: Acervo Ibram

Com o tema Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, o 3º Fórum Nacional de Museus (FNM), entre 7 e 11 de julho em Florianópolis (SC),  teve como objetivo refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e para o Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

O evento de abrangência nacional foi um espaço de troca de experiências entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.

A proposta foi delinear diretrizes não apenas para democratizar o acesso aos museus instituídos, mas também para democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.

Durante o Fórum foram oferecidos mini-cursos de capacitação em diversas áreas de atuação do campo museológico. Também serão reunidos grupos de trabalhos temáticos para discussão das diretrizes da PNM.

3FNM_Florianopolis2008.1

Foto: Acervo Ibram

Encontros e reuniões
Como programação paralela foram realizados o 3° Encontro Nacional de Estudantes de Museologia; o Encontro Nacional de Professores Universitários de Museologia; o 2º Encontro Ibero-Americano de Museus, que reuniu representantes da área museológica dos 22 países da Ibero-América; a Reunião Preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-Casas e Memoriais de Presidentes da República; a Assembléia Anual do ICOM Brasil; e a reunião de parlamentares ibero-americanos da área de cultura da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

Lançamentos de publicações
Por ocasião do evento foram lançados o quarto volume da Coleção Museu, Memória e Cidadania – Encontros Museológicos: reflexões sobre a Museologia, a Educação e o Museu, da museóloga e doutora em Educação Maria Célia Teixeira dos Santos; Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento: propostas e reflexões museológicas, de Maria Cristina Oliveira Bruno e Kátia Regina Felipine Neves; Cadernos de Conservação e Restauro de Obras de Arte Popular Brasileira, do Museu Casa do Pontal; e, para o público infantil, o livro Museu Vivo e História da Memória, de Patrícia Secco.

2 comentários para “3º Fórum Nacional de Museus (2008)

  1. Prezados (as), gostaria de ter acesso ao relatório do Grupo de Trabalho V (Museus de Arqueologia e Etnologia) no III Fórum Nacional de Museus/Florianópolis/Sta Catarina. Estou desenvolvendo pesquisa sobre o tema e tenho urgência. Agradeceria se pudessem me retornar o mais breve possível. Att. Lídia Meirelles

    • Cara Lídia, tendo em vista que o 3º FNM (2008) foi anterior à criação do Ibram (2009), o relatório do mesmo existe apenas em formato físico. Peço que você encaminhe seu pedido para faleconosco@museus.gov.br e, de acordo com a disponibilidade, ele poderá ser enviado para o seu endereço. Obrigado!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days