Abertura do 5º Fórum Nacional de Museus acontece em Petrópolis hoje (19)

Conferências, painéis, comunicações coordenadas, minicursos, grupos de trabalho temáticos, encontros e programação cultural marcam a quinta edição do Fórum Nacional de Museus (FNM), que começa nesta segunda-feira (19), e segue até a sexta-feira (23), no Sesc Quitandinha, na cidade de Petrópolis (RJ).

A manhã do dia 19 de novembro é dedicada ao credenciamento dos cerca de mil participantes inscritos – vindo das várias regiões do Brasil.

No período da tarde, a partir das 14h, têm início os oito minicursos que estão sendo ofertados na edição deste ano, ministrados por especialistas da área de museus, que seguem até o dia 21 (quarta-feira). Acesse a lista completa de minicursos.

Também às 14h, começa a reunião do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que segue até o dia 20, voltada à organização do encontro da entidade no próximo ano no Brasil – ICOM Rio 2013. Estarão presentes os membros do comitê organizador do evento, representantes de Comitês Internacionais do ICOM e de outras entidades ligadas à museologia mundial.

Cerimônia
A abertura oficial do 5º FNM será às 18h e contará com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior, além de diretores de museus ligados ao instituto, patrocinadores e demais parceiros na realização do evento.

Na cerimônia acontecem as assinaturas cerimoniais de termos de Reciprocidade e Parceria entre Ibram/MinC, ICOM e ICOM Brasil, além de outras entidades, para a realização do ICOM Rio 2013. A cerimônia conta ainda com a participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis e apresentação da banda Sururu na Roda.

Coro de meninos mais antigo do Brasil, criado em 1942, os Canarinhos de Petrópolis tem um repertório que vai do Canto Gregoriano à música contemporânea. Já a banda carioca Sururu na Roda, criada em 2000, tem seu trabalho calcado no samba e no choro, como resgate cultural do cancioneiro popular. Toda a programação está disponível no blogue do 5º FNM.

Exposições e espaços de conhecimento estão montados em Petrópolis

Programação paralela
Duas exposições fazem parte da programação paralela: Década do Patrimônio Museológico: 2012 – 2020 e Educação museal a serviço da diversidade cultural e da memória social: Prêmio Darcy Ribeiro e Banco Ibero-Americano de boas práticas em educação em museus ficam abertas ao público durante todo o fórum.

Além disso, ainda compondo as atividades paralelas do 5º FNM, estão uma mostra de artesanato local, estandes de entidades parceiras, o Espaço Conhecendo Museus, onde serão exibidos os episódios da série de TV Conhecendo Museus, e o Espaço Ibram, onde os participantes poderão ver imagens dos museus ligados ao instituto, ter acesso às publicações institucionais em livraria montada no local e saber mais sobre os programas e ações do Ibram/MinC.

Promovido pela Associação Brasileira de Museologia e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o 5º Fórum Nacional de Museus reúne profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes ligados à área de museus, além de interessados em geral, para discutir os principais desafios do setor para os próximos anos.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Ibermuseus

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days