6º Fórum Nacional de Museus vai acontecer em novembro no Pará

Com a publicação ontem (18) de portaria que cria a Comissão Organizadora do 6º Fórum Nacional de Museus (FNM), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) dá início às atividades do evento, realizado a cada dois anos, que congrega o setor museal brasileiro. Em 2014, ele irá acontecer na cidade de Belém (PA), entre os dias 24 e 28 de novembro.

Interior do Museu do Estado do Pará, localizado em Belém

O Fórum Nacional de Museus é um espaço para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.

Em sua sexta edição, a programação do encontro incluirá conferências, painéis, minicursos, apresentações de Comunicações Coordenadas, grupos de trabalho temáticos, reuniões de redes e de sistemas de museus, além de programação paralela que visa valorizar a cultura local.

Outras atividades
O FNM 2014 ainda deve realizar a Teia da Memória, encontro nacional dos Pontos de Memória e iniciativas de memória e museologia social do Brasil, a revisão do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e o encontro do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM).

O PNSM prevê a sua revisão a cada quatro anos (2010-2014) de modo a permitir o constante aprimoramento deste instrumento de planejamento e gestão das políticas públicas voltadas para o setor museal.

Já a realização do encontro do Programa Nacional de Educação Museal tem como objetivo a votação e aprovação do texto final do programa com a ampla participação do setor.

Ainda esta semana será lançado o edital de chamada pública para apresentação de trabalhos durante o fórum. Acompanhe durante esta semana na página do Ibram as primeiras notícias sobre o 6º Fórum Nacional de Museus.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação/Internet

14 comentários para “6º Fórum Nacional de Museus vai acontecer em novembro no Pará

1. Gostaria de ter mais informações de Como fazer minha inscrição, estou como Gerente do Museu Fortaleza de São José de Macapá e gostaria de estar presente nesta atividade mesmo porque estamos tão próxima do Pará.

• Cara Aldinéia, estão abertas, no momento, apenas as inscrições para apresentações de trabalhos durante o Fórum Nacional de Museus 2014. Ainda serão abertas inscrições para a participação em geral. Acompanhe pela nossa página web. Outras questões podem ser enviadas diretamente para fnm@museus.gov.br. Obrigado!

2. Queremos participar c/ uma exposição durante o fórum que acontecera nos dias 24a 28 de novembro.Haverá espaço p/ uma exposição onde o tema é nosso astro principal o SOL. A exposição é apresentada através de bannes e algumas peças

3. Olá, gostaria de saber se já foi definido o lugar onde o evento vai acontecer para que possa desde já buscar opções de hospedagem.

• Cara Jordana, uma equipe do Ibram estará em Belém nos próximos dias e logo teremos esta informação: acompanhe pela nossa página as últimas notícias. Obrigado!

• Jomar, boa tarde! Será na cidade de Belém (PA), mas o local mesmo está em fase de seleção. Continue acompanhando pela nossa página as últimas notícias: obrigado!

4. Estamos prevendo a ida de alguns técnicos da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. E para que a participação necessitamos de tomar algumas providencias que demandam uma certa antecedência. Diante disso, gostaríamos de saber se já tem a localização/endereço do evento.

• Cara Lucélia, o local do evento em Belém estará definido nos próximos dias. Acompanhe pela nossa página as últimas informações. Se preferir, escreva diretamente para o e-mail do Fórum Nacional de Museus: fnm@museus.gov.br. Obrigado!