6º FNM: tema dá sequência a debate sobre museus e comunidades

A sexta edição do Fórum Nacional de Museus (FNM) promete dar continuidade ao debate iniciado em novembro de 2012, na cidade de Petrópolis (RJ), quando a última edição do evento abordou os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile – realizada em 1972 e considerada um marco no desenvolvimento da Museologia Social.

O tema Museus Criativos, escolhido para o FNM 2014, retoma a discussão sobre os desafios da atuação interdisciplinar dos museus para sua efetiva comunicação com as comunidades em que estão inseridos.

Bebês no museu Lasar Segall: atividade reconhecida pelo Icom

Bebês no museu Lasar Segall: exemplo de ação criativa

“Os desafios são muitos, mas o espaço para o exercício da criatividade é amplo e as experiências se multiplicam e se diversificam”, explica o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo.

“A proposta da programação é poder abarcar as diferentes potencialidades do exercício da criatividade para os desafios que se apresentam àqueles que estão envolvidos com a gestão de museus e a sustentabilidade dessas instituições”, reforça Oswaldo.

Para quê e para quem os museus precisam inovar suas práticas? De que forma os museus podem funcionar como espaços de apropriação e produção de processos criativos e coletivos? Qual seu papel no processo de formação de cidadãos para uma vivência plena da democracia e com habilidade para a participação nas dinâmicas culturais globais?

Provocações como estas darão o tom da programação, que contará com a participação de especialistas convidados em conferências e painéis. Os grandes protagonistas serão mais uma vez as pessoas e instituições  do campo museal brasileiro, convidados a uma reflexão multidisciplinar e a contribuir para a construção de políticas públicas para o setor.

Primavera 2014
Museus Criativos também é o mote da 8ª Primavera dos Museus, que acontecerá entre os dias 22 e 28 de setembro. A dois meses do 6º Fórum Nacional de Museus, a ação motivará a realização de diversas atividades relacionadas ao tema – como seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes – em todas as regiões do país. As inscrições continuam abertas às instituições interessadas em participar da edição deste ano. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Museu Lasar Segall

Matéria relacionada
6º Fórum Nacional de Museus vai acontecer em novembro no Pará

Publicado em

4 comentários para “6º FNM: tema dá sequência a debate sobre museus e comunidades

  1. Boa tarde. Como posso saber da minha programação enviada na 8ª Primavera dos Museus. Da cidade de Cotiporã? Obrigado.

    • Caro senhor, as programações são de responsabilidade das instituições que inscreveram atividades para a 8ª Primavera dos Museus, não havendo interferência do Ibram sobre as mesmas. O guia da programação deve ser lançado esta semana com todas as atividades. Qualquer dúvida, favor escrever diretamente para primavera@museus.gov.br. Obrigado!

  2. Gostaria de inserir as programações do Museu de minha cidade no Ibram.

    Cesar Hasek – CRUZEIRO / SP

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days