3º Encontro Paulista de Museus tem lançamentos

Durante o 3º Encontro Paulista de Museus, que acontece de 6 a 8 de junho em São Paulo, a ACAM Portinari e o Sistema Estadual de Museus (SISEM) farão o lançamento de duas publicações: Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes, e o primeiro volume da coleção Museu Aberto, Para Além dos Muros – Por uma Comunicação Dialógica entre Museus e Entorno.

A primeira obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida de 2008 a 2010 em 15 instituições culturais paulistas. O objetivo do trabalho foi reunir diretrizes teóricas e metodológicas para desenvolver e ampliar a difusão desses acervos por meio do controle administrativo do patrimônio material. A partir do projeto, é esperado que haja um intercâmbio entre esses museus, tanto de conhecimento técnico quanto de demandas específicas, como pesquisa e produção de novas exposições.

Já a coleção Museu Aberto aborda a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham na área, principalmente em relação à gestão, conservação e preservação de edificações e de acervos museológicos, pesquisa, comunicação e educação em museus. O lançamento Para Além dos Muros é o resultado de um estudo feito por alunos do curso de especialização em Gestão da Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com foco no trabalho de inclusão com moradores e população de risco, realizado em 2007 pelo Museu da Energia de São Paulo.

O Encontro Paulista de Museus é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura no Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina. O evento tem o objetivo de debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas buscando a colaboração e o diálogo entre elas, com palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho regionais, com a participação de prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado de São Paulo, além de convidados nacionais e internacionais. O evento conta ainda com o Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais da Cultura, Encontros de Redes de Museus: Museus de Ciências, Museus de Arte e Museus Históricos e Pedagógicos e estandes de divulgação institucional de museus e parceiros da Secretaria de Estado da Cultura.

Fonte: Sistema Estadual de Museus de SP

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days