3ª edição da mostra Culinária de Terreiro chega ao Museu da Abolição

Poucas comidas no mundo têm tanta cor, tempero e personalidade quanto a que é servida nos cultos de candomblé. Com incentivo do Funcultura, o Museu da Abolição/Ibram, em Recife (PE) abre suas portas para a 3ª Mostra de Culinária de Terreiro - que acontece entre os dias 25 e 27 de maio e tem entrada franca.

Arroz para Oxalá é um dos pratos que o público poderá degustar no Museu da Abolição

A mostra surge para desmistificar a culinária desenvolvida nos terreiros de candomblé e firmar o zelo pela tradição e liberdade de crenças. A cidade receberá babalorixás e yalorixás para mostrar a tradição de comidas e como elas influenciam a mesa dos brasileiros, em especial, dos pernambucanos. Participam da exposição 13 Terreiros de Candomblé de Pernambuco, selecionados pelo Centro de Cultura Afro – Pai Adão, que tem quase 150 anos de existência e pratica, de forma ortodoxa, o culto nagô.

São 29 pratos, que exprimem o sentido místico dos ritos, além de terem sabores e aromas específicos. As comidas são feitas em oferenda aos orixás, mas podem ser degustadas pelo público. Pratos como Omolucum (feito com fava, camarão e ovos e oferecida a Nanã), Ipeté (com inhame, camarão e dendê e oferecida a Oxum) e a calda de goiaba de Oxum estarão disponíveis para degustação do público.

Em sua 3ª edição, a Mostra Culinária de Terreiro vai oferecer ainda a oficina Aprendendo com quem sabe, onde os conhecedores dessa culinária ensinam o modo tradicional de fazer a “comida de santo”. As inscrições para a oficina serão feitas no local da mostra e tem vagas limitadas. O Museu da Abolição localiza-se à Rua Benfica, 1150 – Madalena.

Texto e foto: Divulgação Museu da Abolição

Um comentário para “3ª edição da mostra Culinária de Terreiro chega ao Museu da Abolição

1. adorei sou filha de oxum com oxossido terreiro de oxum ninin em aguas compridas tenho respeito eadoracao e gosto de todas as comidas dos orixas e achei muito muito bonito