12ª Semana de Museus: Ibram divulga Guia de Programação online

Está disponível a partir de hoje (28), a versão online do Guia de Programação da 12ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 12 e 18 de maio em todo o Brasil. Um total de 1.337 instituições inscreveram 4.268 eventos para a temporada nacional de eventos promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) neste ano.

semana de museusComo o tema Museus: coleções criam conexões, busca-se ressaltar a importância das coleções e a sua valorização: “desvendar essa rede infinita de conexões é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam”, explica Angelo Oswaldo, presidente do Ibram, no texto de apresentação do guia. Acesse a publicação.

Com mais de 200 páginas, a publicação está organizado por região do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) e seus respectivos estados e cidades. Todos os participantes receberão cópias da versão impressa do Guia de Programação.

Já não é mais possível aos inscritos fazerem alterações nas atividades enviadas. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cpgii@museus.gov.br ou na página de Eventos do Ibram.

Museus e sociedade
O mote da edição 2014 da Semana de Museus segue a proposta do Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), cujo objetivo é dar visibilidade e valorizar o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.

A edição 2013 da Semana de Museus, que teve como tema Museus (memória + criatividade) = mudança social, envolveu 1.251 instituições e contou com 3.910 eventos em 535 municípios brasileiros. Confira resultado de pesquisa com participantes da 11ª Semana de Museus.

Texto: Ascom/Ibram

11 comentários para “12ª Semana de Museus: Ibram divulga Guia de Programação online

1. Parabenizo pela realização da 12ª semana de museus.
    Não sei se dará tempo de fazer correções, mas na página 112 o nome da cidade Passos – MG saiu anexada á cidade de Paraguaçu em preto e não em destaque como as outras.
    Obrigada pela atenção
    Leila Andrade professora.

• Cara Leila, agradecemos a atenção, mas infelizmente já não é mais possível fazer correções no Guia de Programação da 12ª Semana de Museus. Pedimos desculpas pela falha.

• Boa tarde,
        Gostaria de saber quando receberemos a programação impressa da semana de museus.
        Obrigada
        Leila

• Cara Leila, pedimos desculpa pelo atraso em sua resposta. Os envios já estão ocorrendo. Favor escrever para cpgii@museus.gov.br para obter mais informações sobre os impressos da Semana de Museus 2014. Obrigado!

2. É um prazer para a equipe do Museu da Cidade do Recife. Gestores, gerentes e funcionários da instituição estão prontos para a realização de mais uma parceria em torno de tal evento. Vamos disseminar nossa proposta e a contento, concluir mais uma etapa. Parabéns a todos!

3. parabenizo o ibram pela iniciativa da 12 semana de museus, nós do grupo Dilazenze temos o imenso prazer em firmar esta parceria no desenvolvimentos dessas atividades que só vem enriquecer a todos.

4. Queria registrar e parabenizar a equipe do MIS-Campinas pelo mais recente projeto de “Acessibilidade em museus”.
    Isto sim é tirar as diferenças da sociedade!
    P A R A B É N S
    Marcelo

5. Muito gratos pelo envio.
    Nossa, fica até complicado escolher dentre tantos movimentos culturais. Fantástico! Vamos eu e meu filho de 9 anos, Victor Huggo, analisar dentre a agenda já preenchida pelas atividades, como faremos para participar da melhor forma possível. Felizes pela oportunidade, mesmo! Abraços fraternais.

6. O Museu Daniel Luiz do Nascimento, participando da 12ª Semana de Museus, teve a oportunidade de mostrar aos seus visitantes a importância da memória. A exposição Imagens de um Tempo Ambíguo, da artista Elisa Grossi Fabrino teve a ambientação em estilo colonial contando com peças antigas da cultura mineira pertencentes a Pousada Relíquias do Tempo onde se encontra o referido museu. Gratos pela oportunidade da participação.

7. Muito obrigada pela oportunidade

Aproveito a oportunidade para convida-los .
    Estou no Centro de Arte Popular da Cemig, ( Circuito Cultural da Praça da Liberdade , Rua Gonçalves Dias, 1608.

EXPOSIÇÃO ESTAMPOEMAS

OS FILHOS DE CHICA DA SILVA

8. FICAMOS MUITO FELIZ COM O TEMA, E JA ESTAMOS NO PIQUE E JA IREMOS COMEÇAR A MOBILIZAR A EQUIPE DA FUNCCAL – SEMMA – SEMED E PARCEIROS, PARA A SEMANA DE MUSEUS EM 2015, E AINDA ESTE TEMA É MARAVILHOSO E MEXE COM A CABEÇA DE NOSSOS DOCENTES E DICENTES DA CIDADE DE CACOAL RONDÔNIA. PARABÉNS