12ª Semana de Museus envolverá mais de 1,3 mil instituições

semana de museusForam encerradas na quinta-feira (20), as inscrições para a 12ª Semana de Museus, que acontecerá de 12 a 18 de maio com o tema Museus: as coleções criam conexões.

Seguindo uma tendência que se repete a cada edição, a temporada de eventos terá participação recorde de museus e outros centros culturais: um total de 1.337 instituições inscreveram eventos e garantiram sua participação.

Para o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, os números mostram o dinamismo do campo museológico brasileiro: “são mais de 4 mil ações que movimentarão o campo cultural brasileiro ao longo do mês de maio, trazendo, inclusive, reflexos positivos na economia”, avalia.

Participação nacional
Ao todo, foram cadastrados 4.268 eventos. A edição deste ano contará com 614 cidades participantes, distribuídas pelas 27 unidades da federação. A região Sudeste, com 533 instituições inscritas, concentra o maior número de museus e centros culturais envolvidos, seguida pelas regiões Sul (336), Nordeste (299), Centro-Oeste (95) e Norte (74).

O tema da 12ª edição da Semana de Museus segue o mote do Dia Internacional dos Museus, definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O tema sugerido para 2014 lembra que os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas ao redor do mundo. Saiba mais.

Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.

A edição 2013 da Semana de Museus, que teve como tema Museus (memória + criatividade) = mudança social, envolveu 1.251 instituições e contou com 3.910 eventos em 535 municípios brasileiros. Confira resultado de pesquisa com participantes da 11ª Semana de Museus.

Texto: Ascom/Ibram

16 comentários para “12ª Semana de Museus envolverá mais de 1,3 mil instituições

1. Preciso cadastrar com urgência as atividades que serão desenvolvidas na 12ª Semana dos Museus, por motivos de força maior, perdemos o prazo, mas já estamos com a programação organizada.

Museu Público Municipal de Santo Augusto
    Obrigado
    Att Dione Dagmar Sperotto

2. Caríssimos,
    Boa tarde!
    Embora saibamos que o prazo para a inclusão do Museu da Brigada Militar nas atividades a serem realizadas durante a 12ª edição da Semana de Museus, consultamos sobre a possibilidade de inscrevê-lo na programação. O Museu da Brigada Militar estará realizando a exposição \”Brigada Militar, uma conexão com o passado\”.
    Respeitosamente,

3. Fiz a inscrição da Casa Pelé, de Três Corações/MG, para participar da 12ª Semana Nac. de Museus. A pergunta é: O Banner de apresentação da semana, com a programação que será executada. Tenho que aguardar instruções do IBRAM? Ou posso fazer baseado no que foi feito em 2013? … Obrigado.

4. Boa tarde,
    Fiz a inscrição de minha instituição na Semana Nacional de Museus dentro do prazo, no entanto, não consigo verificar todos os dados que cadastrei. O que preciso fazer para verificar os eventos cadastrados?
    Obrigada

5. Prezados,
    Necessito alterar a data de um evento cadastrado na programação do museu, como proceder?
    Grata,
    Magda

6. Boa tarde!
    Devido a problemas na rede e manutenção do museu apenas hoje dia 04 de março tive acesso às informações. É completamente impossivel cadastrar ou existe uma maneira de se participar ao menos em parte da programação? Grato
    Hugo de Castro
    Coordenador do Museu da Cidade/Centro Cultural Dona Joaquinado Pompéu, Pompéu/MG

7. Bom dia.
    Fizemos dentro do prazo a inscrição do Museu Histórico e Pedagógico Júlio Henrique Raffard para participar da 12ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, inclusive enviando toda a programação. Observando agora a lista dos museus e programações para a referida SEMANA, não encontrei o nome do nosso município e nem a programação. Que houve? Caso não esteja inserido oficialmente, podemos fazer os eventos programados? Porque se deu essa exclusão?

Ciente de uma breve resposta,

subscrevo-me,

Att.

Ivênio Pires
    Responsável pelo Museu Histórico e Pedagógico Júlio Henrique Raffad, Rafard – SP.