Curiosidades de Museus

Durante o mês de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus publicará, todas as terças e quintas-feiras, uma curiosidade sobre os museus. Outras informações curiosas podem ser vistas ao longo do mês nas lâminas das bandejas da rede de lanchonetes McDonald’s. Confira abaixo algumas curiosidades e surpreenda-se.

Veja aqui a lâmina do Mc Donald’s do mês de setembro/2012 inspirada nos museus.

O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, é a instituição museológica mais antiga do Brasil ainda aberta ao público e também a que concentra o maior número de bens culturais no acervo. Este, é composto por 20 milhões de itens e nele encontra-se o crânio humano mais antigo descoberto nas Américas. Ele data de, aproximadamente, 11 mil ou 11.500 anos atrás, e é popularmente conhecido como Luzia. Também faz parte do acervo a interessante múmia egípcia de Sha Amun en su – a “Cantora de Amon”, que data de 750 a.C. Saiba mais.

Ilustração: Rayanne Oliveira da Silva

 

 

 

 

Ciclo da Borracha – Você sabia que o Museu Parque Seringal em Ananindeua (PA) é o primeiro museu do Pará dedicado ao Ciclo da Borracha, importante ciclo econômico que marcou a história do Estado?

O Parque Seringal é o primeiro museu do município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A unidade classificada como de relevante interesse ecológico, é voltada para o lazer, preservação e educação ambiental, contando com reservas de centenas de exemplares de seringueiras, cultivadas no período do Ciclo da Borracha, além de anfiteatro, academia de ginástica ao ar livre, lanchonete, playground e outros espaços com visitação gratuita.

O Museu Parque Seringal fica na Cidade Nova VIII, entre as WE´s 34 e 36, próximo ao Complexo Esportivo Chiara Lubich, no bairro do Coqueiro. museuseringal@ananindeua.pa.gov.br
Curiosidade sugerida pelo colaborador: Rodolpho Zahluth Bastos

 

Localizado no Centro do Rio de Janeiro, em frente à Baia de Guanabara, o Museu Histórico Nacional (MHN) ocupa o complexo arquitetônico que, a partir do século XVI, com o Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, acompanhou a trajetória urbana dessa cidade. Entre as várias curiosidades do seu acervo, há, um vestido que pertenceu à Maria Bonita, a companheira de Lampião.Endereço: Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro – Rio de Janeiro/ RJ
Telefone: (21) 2550.9220

www.museuhistoriconacional.com.br

O museu agenda visitas escolares pelos telefones: (21) 2550 9260 / 2550 9261

Museu a céu aberto

Na década de 1980, é inaugurado o Museu ao Ar Livre de Orleans/SC, o primeiro museu a céu aberto da América Latina. “Mais do que respeito à natureza, esses espaços deveriam ter grande participação social, atuando extramuros, integrados à realidade local na busca constante da autogestão. Seriam locais de intensa interdisciplinaridade, funcionando em rede, de forma descentralizada, porém proveitosa.” (Trecho do texto Belém do Pará – Museu a céu aberto, de Paulo Leonel Gomes Vergolino, disponível no site Revista Museu).

Ilustração: Dayla Duarte

 

Tetravô do automóvel

Os móveis de arruar, que hoje fazem parte do acervo de alguns museus brasileiros, eram meios de locomoção no Rio de Janeiro do século XVII e XVIII. Alguns desses transportes eram cadeiras adaptadas para levar uma pessoa de um lugar a outro, pelas ruas do Brasil colônia. Mas somente os ricos tinham condições para se locomover nesse tipo de transporte, e quem fazia o transporte eram os escravos.

Ilustração: Rayanne Oliveira.

Museu Casa de Benjamin Constant – Rio de Janeiro/RJ

O museu está localizado em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, na casa que, no século XIX, pertenceu a Benjamin Constant e sua família,considerado o fundador da República. O acervo do museu é constituído por pinturas, fotografias, esculturas, mobiliário, indumentária, medalhas, objetos pessoais, livros e documentos,  além de mechas de cabelo, de várias cores, da família de Benjamin Constant. O Museu fica na rua Monte Alegre, 255 – Santa Teresa – Rio de Janeiro, RJ. Saiba mais aqui.

Ilustração: Dayla Duarte.

Primeiro museu de Minas Gerais

Em 1876, foi fundado o Museu de Mineralogia, hoje chamado de Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/Universidade Federal de Ouro Preto, localizada em Ouro Preto. O Museu fica na Praça Tiradentes – Ouro Preto, MG. Saiba mais aqui.

Ilustração: Rayanne Oliveira.

 

As aves que aqui gorjeiam

Em 1784, foi aberta a Casa dos Pássaros, no Rio de Janeiro, cujo nome deve-se à grande quantidade de aves empalhadas que lá havia. A Casa dos Pássaros preparava exemplares da flora e da fauna brasileiras e artefatos indígenas para serem enviados para Portugal, permanecendo em funcionamento até o início do século XIX. O Museu fica na Quinta da Boa Vista, São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ.
Saiba mais aqui.

Ilustração: Dayla Duarte.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days